Liberdade -usa bem a sua?


Para que serve a liberdade?
O que você faz com ela (a sua)?
Como deve ser usada a liberdade de forma universal?
Temos um caso nacional sobre a liberdade ocorrido aqui no Brasil. À época do descobrimento, sabemos que Portugal e Espanha buscavam novas terras e, na data de 22 de abril de 1500 eles inventaram uma descoberta (pois aqui já viviam outros povos, como os índios) e realizaram (os portugueses) no dia 26 de abril do mesmo ano a primeira missa, o que entendemos como uma imposição, posto que os índios não participavam dessa religião e não lhes foi dado escolha. Logo, em 1530, eles colonizaram as terras e a partir de então 'catequizaram' índios. Agora, vamos ao assunto: que liberdade os índios adquiriram a partir dessa conquista? Forçosamente levados a aceitar donos, religião, escravidão e a tomada de recursos próprios como alimentos, ouro, elementos da flora e da fauna e, claro, a perda da liberdade. Houve, sim, cerceamento da liberdade deles e, consequentemente, de todo o povo que viria a estar sob o jugo dos 'descobridores'. 
O que é liberdade, então? Observe em que resulta a verdadeira liberdade: “No fim daquele período, eu, Nabucodonosor, olhei para o céu, e meu entendimento voltou a mim. E eu louvei o Altíssimo; dei louvor e glória Àquele que vive para sempre, porque o seu domínio é um domínio eterno, e o seu reino é de geração após geração.  Todos os habitantes da terra são como nada diante dele, e ele age segundo a sua própria vontade com relação ao exército dos céus e os habitantes da terra. Não há ninguém que possa detê-lo ou dizer-lhe: ‘O que fizeste?’ (Daniel 4:34, 35) Essa é a liberdade do entendimento, da experiência e do princípio da sabedoria. 
Jesus Cristo falou: “A [...] criação também será libertada da escravidão à decadência e terá a liberdade gloriosa dos filhos de Deus.” (Romanos 8:21) Ao que os judeus lhe perguntaram: “Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que você diz: ‘Vocês ficarão livres’?”  Jesus lhes respondeu: “Digo-lhes com toda a certeza: Todo aquele que peca é escravo do pecado.  Além disso, o escravo não permanece na casa para sempre; o filho permanece para sempre. Portanto, se o Filho os libertar, vocês serão realmente livres. (João 8:33-36) Essa sim é a verdadeira liberdade, aquela que não restringe, nem força, mas que completa, alegra e direciona.
*Você pode desde  usufruir liberdade. Pode estar livre dos ensinos falsos e das mentiras espalhadas por Satanás. Pode estar livre do desespero que aflige milhões de pessoas que não conhecem a Jeová. (Romanos 8:22) Os amigos de Deus até mesmo estão livres do “temor da morte”. — Hebreus 2:14, 15. [Liberdade é fazer a vontade do Criador e permanecer vivo e feliz para sempre.]
*http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200272252
Pesquisei mais sobre liberdade e encontrei também: [Liberdade] ‘pode ser observada entre operários e demais empregados, estudantes e profissionais de nível superior, e em todos os casos revela o ser que não tem ideia clara a respeito da liberdade com que pretende reger-se, ou não sabe que liberdade significa também respeito, comedimento, dignidade, considerando-a tão-somente quando tolera o abuso e o desenfreio. Há de se saber, não obstante, que a liberdade não se concebe nem se exerce cabalmente se a responsabilidade não a acompanha, como faz a sombra em relação ao corpo que a projeta.’ Trechos extraídos do livro Deficiências e Propensões do Ser Humano, p. 200
Carlos Bernardo González Pecotche, criador da Logosofia.
Disponível em: www.logosofia.org.br/artigos/propensao-a-licenciosidade-x-liberdade-individual/199.aspx
Para que serve a liberdade? Agora ficou mais fácil entender e saber lidar com isso. O preconceito tira a liberdade, a falta de amor e de altruísmo tiram a liberdade e a escusa ou divisão e até mesmo a separação tiram a liberdade.
Um conceito geral: Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão. (http://www.significados.com.br/liberdade/)
Liberdade -usa bem a sua?
Que o nosso instrutor, bondoso, protetor, digno, fiel e justo Deus Jeová nos dê um bom dia de muita felicidade, paz, alegria, boa disposição, harmonia, justiça, boa saúde e bençãos em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                               Joca Vitorino

Pensamento: “Vocês conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” (João 8:32)

Comentários