A sabedoria bem usada


O que é sabedoria? É o modo de usar bem o conhecimento e o entendimento que possui.
Seria sabedoria, então, usar o seu aprendizado para fazer o que é mau, ou desagradável ou errado?
Pesquisando sobre sabedoria, encontrei num site a melhor definição possível: O sentido bíblico de sabedoria dá ênfase ao bom critério, baseado em conhecimento e entendimento; a faculdade de usar o conhecimento e o entendimento com bom êxito para solucionar problemas, evitar ou prevenir perigos, atingir certos objetivos ou aconselhar outros neste sentido. Ela é o oposto da tolice, da estupidez e da estultícia, com que frequentemente é contrastada. — De 32:6; Pr 11:29; Ec 6:8. Disponível em: http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200004618?q=sabedoria&p=par
Percebe? Sabedoria é para uso prático, é algo que conduz por um caminho sublime, é uma força moral que permite ao que a usa um modo aperfeiçoado de viver. 
As pessoas se deleitam em aprender passos de dança, karaokê e outras atividades para o deleite próprio, entretanto, um número muito pequeno de pessoas se habilitam a aprender o que pode ajudar a salvar vidas. (João 8:32) “Para aprender sabedoria e disciplina; para entender declarações profundas;  Para obter a disciplina que dá entendimento, justiça, bom critério e retidão;  Para dar prudência aos inexperientes; para dar conhecimento e raciocínio aos jovens.” (Provérbios 1:2-4)
A sabedoria bem usada é a sabedoria prática, onde você consegue ajudar, ajustar e colaborar com o próximo pregando as boas novas e motivando e alegrando.
Que o nosso sábio, justo, amado, querido e santo Deus Jeová nos dê um bom dia de poder além do normal, paz, proteção, bençãos, alegria e justiça em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                                  Joca Vitorino

Pensamento: “O temor de Jeová é o início da sabedoria, e conhecer o Santíssimo é entendimento.” (Provérbios 9:10)

Comentários