Respeite os mais velhos!

Eles dizem que estou velho.
Dizem que estou ultrapassado e que não entendo das coisas que ocorrem nos dias atuais, mas, preste atenção!, eu sei ler e escrever, me dou bem em conversação e tenho um senso de amizade cordial, então como pode uns jovens 'envelhecidos' nas ideias, dizerem que meu tempo já passou, que não entendo nada?! Entendo tanto e muito bem que, nem com o passar dos anos, esqueci de escrever da forma mais correta possível (dentro das minhas possibilidades, é claro), nem de tratar bem as pessoas, principalmente os mais velhos.
Existe um sentimento coletivo propagado pela mídia maldosa de que os mais velhos diferem da tecnologia. Por acaso, alguma criança de sete anos inventou o computador ou a bomba atômica, ou a internet? Por um acaso, algum adolescente educou e formou pessoas em uma escola oficial? Onde você ouviu falar que uma criança ou adolescente alcançou o privilégio de comandar uma instituição federal? São os mais velhos que tem experiência, conhecimento e saber.
Uns jovens acham que sabem tudo hoje por conta do advento da internet. 'Se acham' de uma maneira improvável, ineficaz e pobre de pensamentos bons. Que jovem conquistou, cuidou, amou e constituiu uma família dentro da lei, da responsabilidade e do cumprimento do dever? Quem faz isso são os mais velhos e, pode-se notar que não são velhos para trazer alimento para casa, nem para proteger a família, nem para zelar dos filhos, nem para educar e disciplinar seus jovens.
Jovens, apenas respeitem os mais velhos, pois vocês terão as bençãos do Criador e longura de dias de vida e paz, como relata a Bíblia: Filho meu, não te esqueças da minha lei, e observe teu coração os meus mandamentos,  porque te serão acrescentados longura de dias e anos de vida e paz. (Provérbios 3:1, 2)
Aceite a palavra de Deus como um escudo para a sua sobrevivência. “Escuta o conselho e aceita a disciplina, para que te tornes sábio no teu futuro.” (Provérbios 19:20)
Para viver melhor e viver bem, aceite a disciplina: "Filhos, sede obedientes aos vossos pais em união com [o] Senhor, pois isto é justo:  “Honra a teu pai e [a tua] mãe”, que é o primeiro mandado com promessa:  “Para que te vá bem e perdures por longo tempo na terra.” (Efésios 6:1-3)
Que o nosso soberano universal, cordial Senhor, maravilhoso Criador e santo Deus Jeová nos dê um bom dia de paz, perseverança, esperança, alegria, fé, amor, bom humor e bençãos em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                                          Joca Vitorino

Pensamento: “Deveras tomo hoje os céus e a terra por testemunhas contra vós de que pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a invocação do mal; e tens de escolher a vida para ficar vivo, tu e tua descendência,  amando a Jeová, teu Deus, escutando a sua voz e apegando-te a ele; pois ele é a tua vida e a longura dos teus dias, para morares no solo de que Jeová jurou aos teus antepassados Abraão, Isaque e Jacó que lhes havia de dar.” (Deuteronômio 30:19, 20)

Comentários