A sua juventude tem de estar no seu coração

Era engraçado quando, há algum tempo atrás, as pessoas falavam de rugas como se fosse de espinhos na carne. Muitos até se envergonhavam de possuir rugas. Eu achava interessante ouvir comentários tão diferentes até que um me surpreendeu, onde uma pessoa disse que suas rugas eram um sinal da generosidade do tempo em conservá-la viva; era uma marca da sua vida, um marco na história. Muito interessante o modo de pensar de uma pessoa madura! Ouvimos alardes acerca de umas estrias, ou celulite e agora sabemos que tais pessoas não prezam as marcas do tempo e sim, se importam demasiadamente com as opiniões alheias.
Fico feliz quando sorrio e ao redor dos meus olhos as rugas se encontram assimetricamente e tornam o meu sorriso mais demorado, sem fingimento, pois as rugas entregam a verdade.
Assim são com as cãs, os cabelos brancos de um homem. A opinião pessoal varia de acordo com as palavras que escutam e depende das pessoas que as pronunciam para que surtam ou não um efeito  positivo ou negativo.
Quando você é capaz de tudo por sua aparência, algo não está ocorrendo bem na sua natureza porque beleza de verdade é o que a pessoa tem e sente no coração e usa a sua vida em prol do que é bom, como confirmamos na Bíblia, em Provérbios 31:30: “O encanto talvez seja falso e a lindeza talvez seja vã; [mas] a mulher que teme a Jeová é a que procura louvor para si.” Reflita também em textos como 1 Pedro 3:3, 4 e Provérbios 11:22.
Todos temos que amadurecer e envelhecer até, se Deus permitir, mas se isso não basta a você, a sua aparência vai mostrar algo que você não é. Imagine a exuberância de uma pessoa aparentemente bela e com certa juventude (também aparente)!, e agora imagine-a tendo que praticar um esporte ou alguma atividade secular e ei-la agachando-se sem conseguir levantar ou tomada de uma repentina dor lancinante diante de todos! Vergonhoso, não é?
A sua juventude tem de estar no seu coração. Você pode fazer com que os mais jovens se sintam experientes ou aproveitar a juventude dos outros e sentir-se jovem também (sem exageros). 
Com a juventude no seu coração poderá mostrar aos outros o quanto valeu a pena ter dias de vida além do que muitos o consegue. Poderá mostrar como é feliz ter vida e força, apesar da idade avançar. E o que é mais importante -como é bom ter vivido seguindo princípios que nos conduzem à verdadeira vida. Em Eclesiastes 12:1 lemos: “Lembra-te, pois, do teu Grandioso Criador nos dias da tua idade viril, antes que passem a vir os dias calamitosos ou cheguem os anos em que dirás: “Não tenho agrado neles”. Agrade ao Criador para ser feliz de verdade.
Que o nosso bondoso, fiel, justo, maravilhoso e santo Deus Jeová nos dê um bom dia de muita felicidade, brandura, força, fé e amor em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                                   Joca Vitorino                                                    

Pensamento: “‘Deves levantar-te diante do cabelo grisalho e tens de mostrar consideração para com a pessoa dum homem idoso, e tens de ter temor de teu Deus. Eu sou Jeová.” (Levítico 19:32)

Comentários