Ser amigo é se dar

Ser amigo não é apenas dizer isso ou ajudar em uma situação ou outra, é manter-se leal e fiel sempre, não importam as circunstâncias. 
O poder da amizade é tão grandiosos quanto desejável. Lemos um texto que nos faz raciocinar bastante: "Quem anda com pessoas sábias tornar-se-á sábio, mas irá mal com aquele que tem tratos com os estúpidos." (Pro. 13:20) Amigo de verdade é quem segue com você em fazer o que é correto, em fazer o que não desabone a sua conduta nem a do seu amigo.
Amigo é alguém que o influencia a fazer boas coisas.
Um amigo de verdade o faz refletir em quanto de confiança pode ser depositado na amizade de vocês.
Será que você é tão bom amigo de quem se diz ser seu amigo? O quanto de consideração você tem por aquele que você diz ser seu amigo? Do que você é capaz por essa amizade?
Enganar ou mentir a um amigo é ser desonesto, e a desonestidade leva a um caminho que chega a um abismo e é aí que você tem que dar um jeito de continuar.
Aprendemos, na Palavra de Deus, uma maravilha em relação a cultivar uma boa amizade: "Nunca ponhas as mãos apressadamente sobre nenhum homem; tampouco seja partícipe dos pecados de outros; mantém-te casto." (1 Tim. 5:22) Podemos compreender que ser amigo não significa ser cúmplice de erro(s), significa, antes, ter uma mentalidade consciente das consequências que certas atitudes podem causar.
Um amigo de verdade tem disposição para ajudá-lo sempre, para ouvi-lo sempre e para chamar à sua atenção quando estiver errado.
Seja cuidadoso com a sua amizade, pois, às vezes, buscamos amizade de alguém do sexo oposto e pode acontecer  envolvimento emocional, uma atração ou mesmo uma intimidade, e isso leva a imoralidade. A imoralidade, por sua vez, nos faz perder a boa disciplina.
Ser amigo é se dar com alegria, com amor, com lealdade e franqueza. 
Lemos histórias reais de verdadeiros e bons amigos na Bíblia, como é o caso de Abraão, chamado amigo de Deus, Jesus Cristo, que amou muito, demonstrou muito e até chorou muito pela morte de Lázaro, seu amigo, Davi e Jonatã, cuja amizade é a mais comentada desde os tempos bíblicos e a amizade das pessoas que se reúnem e congregam em toda a terra, louvando e adorando ao único e verdadeiro Deus, Jeová. (1 Sam. 18:1-4; Gên. 17:1-8; João 11:4-36)
Que o nosso santo, fiel, querido, justo e Todo-Poderoso Deus Jeová nos dê um bom dia de frutos do espírito santo, proteção, bençãos, boa saúde e sabedoria em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                             Joca Vitorino

Pensamento: "Se alguém levar de vencida a um que está só, dois juntos poderiam manter-se de pé contra ele. E um cordão tríplice não pode ser prontamente rompido em dois." (Ecl. 4:12)

Comentários