Evite o sentimento excessivo de culpa

Nosso cruel inimigo usa homens para cometer erros que pensamos não ter solução ou perdão. Essa é uma das mais estratégicas armadilhas que ele usa para a nossa decadência e ruína; o excessivo sentimento de culpa. Existem pessoas que passam longo período de tempo de suas vidas sofrendo pelo que ocorreu num passado bem distante, contudo, num estudo bíblico aprendi o valor de não agir dessa maneira e dizia assim: EVITE A ARMADILHA ESMAGADORA -O EXCESSIVO SENTIMENTO DE CULPA, mostrando que 'ao pensar num erro passado, talvez nos sintamos quebrantados ao extremo'. (Leia Salmo 38:3-5, 8) e garantindo que o inimigo quer que pensemos que não merecemos a misericórdia de Jeová, que somos incapazes de cumprir os requisitos divinos. Mas isso não é verdade. A Palavra de Deus promete: "Vinde, pois, e resolvamos as questões entre nós', diz Jeová. Embora os vossos pecados se mostrem como escarlate, serão tornados brancos como a neve; embora sejam vermelhos como pano carmesim, tornar-se-ão como a lã." (Isaías 1:18)
No estudo bíblico foi ensinado ainda que o correto a fazer pós ter cometido um sério pecado é buscar restaurar a amizade com Jeová, procurar corrigir o erro e não ficar deprimido, pois a disciplina (claro que haverá disciplina!) é uma prova segura de que Jeová o ama. (Tia. 5:14-16;2 Cor. 7:11; Heb. 12:6; 1 João 4:9, 14)
Há pessoas que abrigam sentimentos de culpa por pecados que já foram perdoados, se for o seu caso, lembre-se que Jeová perdoou Pedro e os outros apóstolos por terem abandonado seu Filho amado, Jesus, no seu momento em que mais precisava deles e a Bíblia fala de pessoas que, apesar de terem cometidos grandes pecados, por causa do seu arrependimento, foram perdoadas por Deus. (2 Crô. 33:2, 10-13; 1 Cor. 6:9-11) -Revista A Sentinela 15/08/2012
Erros são perdoados e esquecidos se o arrependimento for sincero e verdadeiro e se você acreditar no sacrifício resgatador de nosso salvador Jesus Cristo, como é registrado na Bíblia: "O justo talvez caia até mesmo sete vezes, e ele há de se levantar; mas aos iníquos se fará tropeçar pela calamidade." (Pro. 24:16)
Que o nosso supremo, misericordioso, clemente, perdoador, amigo e santo Deus Jeová nos dê um bom dia de frutos do espírito santo, proteção, sabedoria, boa saúde e bençãos em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                             Joca Vitorino

Pensamento: "Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente." (Mateus 22:37)
   

Comentários