Você tem sorte ou é abençoado?

Às vezes ficamos sem certeza se o que aconteceu foi mesmo uma benção, pois muitos dizem que foi por sorte. Daí, fui pesquisar para que o entendimento seja claro e legível para os interessados.
Um exemplo disso é quando alguém está sem créditos no telefone. Em um momento ele tenta fazer uma ligação e percebe que foram efetuados créditos no seu aparelho e ele pode até dizer: -"Que sorte que eu tive, acabaram de colocar créditos, sem querer, no meu celular!" Podemos raciocinar a partir disso. Se ele deu sorte de receber créditos em seu celular, o que aconteceu, então, com a pessoa que gastou sem aproveitar o seu próprio dinheiro? 
Podemos pensar também nas bençãos. Bençãos, segundo pesquisa no site jw.org, significa: O lançamento de sortes é um costume antigo para se decidir uma questão em debate. O método usado era lançar pedrinhas, ou lascas ou tabuinhas de madeira, ou de pedra, nas dobras ajuntadas duma veste, “no colo” ou num vaso, e depois sacudi-los. Aquele para quem caía ou era tirada a sorte era o escolhido. A sorte, igual ao juramento, subentendia uma oração acompanhante. A oração era expressa ou ficava subentendida, e procurava-se ou aguardava-se a intervenção de Jeová. O termo sorte (hebr.: goh·rál) é usado de forma literal e figurada com a ideia de “porção” ou “quinhão”. — Jos 15:1; Sal 16:5; 125:3; Is 57:6; Je 13:25Essas são coisas para refletirmos e você pode dizer: 'Que importância tem isso na minha vida?' E o seu raciocínio o vai conduzir à resposta correta, pois somos guiados pelo que entendemos acerca das coisas. 
Falar em sorte e em benção são empregos conceituais, porque se prestarmos bastante atenção veremos que essas palavras e suas condições dependem do contexto e não de como elas são classificadas. E podem ser usadas religiosamente, filosoficamente ou metodologicamente.
Se uma pessoa está num lugar onde acontece um acidente e ela escapa sem danos todos dizem que ela teve sorte, poucos verão isso como uma benção de proteção da parte de Deus. É um assunto que precisamos parar para meditar.
Que o nosso grandioso, amoroso, eterno e santo Deus Jeová nos dê um bom dia de frutos do espírito santo, proteção, paz, bençãos e boa saúde em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                             Joca Vitorino

Pensamento: "A sorte se lança no colo, mas toda decisão por ela é da parte de Jeová." (Provérbios 16:33)
                    "E todas estas bençãos terão de vir sobre ti e terão de alcançar-te, por escutares a voz de Jeová, teu Deus." (Deuteronômio 28:2)    

Comentários