Não se alegre da desgraça alheia

Moralmente falando, lidar com o ser humano é deveras difícil. Num mesmo instante em que está tudo bem, pode ficar muito mal por diversos motivos e um dos maiores motivos é a falta de paciência e o desânimo.
Falta de paciência é falta de autodomínio, que é um dos frutos do espírito santo de Deus. Segundo o Estudo Perspicaz da Escrituras, it-1 pp. 275-276, publicado pelas Testemunhas de Jeová, autodomínio é dominar, restringir ou controlar a própria pessoa, sua ações, sua linguagem ou seus pensamentos, como podemos confirmar na Bíblia em Provérbios 10:19 e Atos 24:25. O autodomínio é uma força extra para evitarmos sofrimentos, mágoas e mal-entendidos, além de evitarmos de nos alegrar com a injustiça.
O que as pessoas precisam é de ajuda. Temos exemplos disso nos jornais, na internet e na comunidade onde vivemos. Por mais problemas que estejamos passando, devemos lembrar de quantos estão internados em leitos de hospitais, de quantos estão à mercê de um socorro em meio às ruas e de quantos sequer podem se locomover para buscar cuidados ou socorro.
Lembro de quantas vezes os jornais apresentavam um marginal sendo linchado, perseguido ou morto e o quanto de pessoas diziam que 'gostou', que 'merecia isso mesmo!' e que 'não prestava mesmo', mas que agiam assim pelo senso de justiça que todos possuímos, mas não queriam isso de verdade nos seus corações, porque sabem que todos somos imperfeitos e que os crimes acontecem também contra quem não é marginal.
Não se alegre com a desgraça alheia, porque estamos sujeitos ao tempo e ao imprevisto. Pode acontecer com você ou com algum ente querido seu também. (Eclesiastes 9:11)
Que o nosso bondoso Deus Jeová, Deus de justiça, de paz, de amor e misericórdia nos dê um bom dia de paz, alegria, autodomínio, brandura, amor e fé, também de bençãos, de proteção e de sabedoria em nome e pelos méritos sacrificiais de nosso Senhor Jesus Cristo! 

                                                              Joca Vitorino

Pensamento: "Pois a vossa obediência tem sido notada por todos. Alegro-me, portanto, convosco. Mas, quero que sejais sábios quanto ao que é bom, porém inocentes quanto ao que é mau." (Romanos 16:19)

Comentários