Provérbios

"Escuta o conselho e aceita a disciplina, para que te tornes sábio no teu futuro." (Provérbios 19:20)
Os provérbios edificam e nos faz felizes. O modo como recebemos conselhos ou nos dedicamos à ajuda que nos é oferecida pode nos deixar ou não satisfeitos. Depende da motivação do nosso coração.
Um provérbio Kikongo diz: [AVO ZOLA TUNDA, KUKADI YE NTIMA BALA KO] 'Se tu queres as honras, não tenhas um coração de pedra' e significa: doçura atrai, acidez repele' (H. V. Roy), ou 'vale mais o jeito do que a força e a violência.'  
Também podemos recorrer a outro provérbio e equipará-lo: [BUNDA NTULU, NTULU WOBOKA] 'Bater no peito em sinal de arrogância é furar o seu próprio peito' e percebemos como a Palavra de Deus influencia povos de todos os continentes até hoje quando lemos: "A soberba precede a ruína e a altivez do espírito precede a queda." (Provérbios 16:18)
Analisemos agora um provérbio em que homens escreveram sobre tal situação: [DILU KA MVULUZI KO] 'O chorar não salva e as tristezas não pagam dívidas' que, segundo Shakespeare: 'as lágrimas provam a afeição, mas não são um remédio' e Eurípide afirma que 'a força da alma é preferível à beleza das lágrimas.'
Em quaisquer livros lidos entendemos a força da impressão divina inesquecível e bem aplicada, pois, toda a sabedoria humana é colocada de uma forma que demonstram os princípios bíblicos. E os homens escrevem sobre moral, amor, morte, casamento, justiça... e sempre vemos traços das ideias que Deus deixou registradas em Sua Palavra, a Bíblia.
(Créditos de provérbios africanos e explicações extraídas do Dicionário de Provérbios Africanos de Emanuel Kunzika -2008)
"Uma esposa capaz, quem a pode achar? Seu valor é muito maior do que o de corais." Esse provérbio bíblico nos remete ao passado, mas é uma coisa presente e futura também, pois sabemos como anda desencaminhada a humanidade e a dificuldade de encontrar pessoas decentes em nossas vidas ou de sermos nós mesmos também decentes. (Provérbios 30:10)
Ao analisar, compreender e aplicar os princípios bíblicos e os PROVÉRBIOS no nosso dia a dia teremos um modo de vida adequado e valoroso.
Que o nosso santo, eterno e sábio Deus Jeová nos dê um bom dia segundo a Sua vontade, em nome de nosso Senhor, amado e salvador Jesus Cristo!

                                                                       Joca Vitorino 

Pensamento: "A integridade dos retos é o que os guia, mas a deturpação por parte dos que agem traiçoeiramente assolará a estes." (Provérbios 11:3)

Comentários