Você evidencia amor no trato com os outros?


Como entender a Bíblia

“Como você sabe que seu jeito de interpretar a Bíblia está certo? Afinal, ela pode ser interpretada de muitas maneiras!”
Você provavelmente já ouviu alguém dizer isso. Mas sabia que é possível analisar a Bíblia deixando que ela mesma se explique? O segredo é o seguinte: se o contexto não deixa claro o significado de certo versículo, compare esse versículo com outros que falam do mesmo assunto. Dessa forma, deixamos que a Bíblia, não opiniões pessoais, guie nosso entendimento.
Note, por exemplo, o que a Bíblia diz sobre a condição dos mortos. Veja a seguir seis passagens bíblicas. Repare como elas se encaixam e formam uma ideia coerente.
  • “No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.” — Gênesis 3:19. *
  • “Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio.” — Salmo 115:17.
  • “Os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma.” — Eclesiastes 9:5.
  • “Não pode louvar-te a sepultura, nem a morte glorificar-te . . . Os vivos, os vivos, esses te louvarão, como eu hoje faço.” — Isaías 38:18, 19.
  • “A alma que pecar, essa morrerá.” — Ezequiel 18:4.
  • Pouco depois da morte de seu amigo Lázaro, Jesus Cristo disse: “Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. . . . Então, Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto.” — João 11:11-14.
Consegue ver como esses versículos apresentam a mesma ideia? Ao contrário de crenças populares, a Bíblia ensina que os mortos estão realmente mortos. Eles não estão no céu ou em algum outro lugar, mas estão como que num sono profundo, totalmente inconscientes. Assim, não podem louvar a Deus — nem mesmo pensar. *
O ponto principal é: Quando estudamos a Bíblia por assunto, seus ensinamentos básicos ficam claros. Sem dúvida, usar esse método — como as Testemunhas de Jeová fazem — exige esforço. (Provérbios 2:1-5) Mas tudo que vale a pena na vida exige esforço, não é mesmo?
Copyright © 2012 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania, Inc. All rights reserved.



ASSOCIAÇÃO TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS

Comentários