Quem é o seu líder?


Onde posso encontrar diversão sadia?


Se você é cristão, com certeza se preocupa em escolher bem sua diversão. Ao decidir o que vai ver, ler ou ouvir, você não se deixa levar pela opinião dos outros. Por que não? Porque boa parte do entretenimento de hoje em dia exalta o sexo ilícito, a violência e o ocultismo, coisas que você precisa evitar. Apesar disso, é possível encontrar diversão sadia. Vamos ver como. *

FILMES

Marque com um ✔ o tipo de filme que você mais gosta.
  • Comédia
  • Drama
  • Ação/Aventura
  • Ficção científica
  • Outro
Você sabia . . . ? A Índia produz mais de mil filmes por ano — bem mais que qualquer outro país.
O que evitar. Muitos filmes promovem valores que são contrários aos padrões da Bíblia. Alguns exibem cenas de violência e sexo explícito, ao passo que outros tratam de assuntos sobrenaturais. Mas a Bíblia diz: ‘Afastai de vós a todos eles, o furor, a ira, a maldade, a linguagem ultrajante e a conversa obscena.’ (Colossenses 3:8) Deus também condena qualquer coisa relacionada com o ocultismo. — Deuteronômio 18:10-13.
Como escolher. “Se vejo alguma coisa imprópria no trailer,não assisto ao filme.” — Janine. *
“Nunca sigo a recomendação de uma pessoa a menos que eu tenha certeza que ela tem os mesmos valores que eu.” — Caitlyn.
“Se estou no cinema e começo a me sentir incomodada com o que vejo, eu simplesmente saio.” — Marina.
“Para me informar melhor, eu acesso um site que classifica os filmes de acordo com o seu grau de violência, sexo e linguagem imprópria.” — Natasha.
Dica: Procure filmes que têm menos chances de apresentar conteúdo questionável. “Gosto muito de filmes de época baseados na literatura clássica”, conta uma adolescente chamada Masami.
Pergunte-se:
‘Será que os filmes que eu vejo me ajudam — ou me atrapalham — a obedecer às normas de Deus a respeito do sexo, violência e ocultismo?’

 LIVROS

Marque com um ✔ o tipo de leitura que você mais gosta.
  • Ficção
  • Não ficção
  • Literatura clássica
  • Outro
Você sabia . . . ? Só nos Estados Unidos, são publicados mais de mil livros por semana.
A indústria do entretenimento não tem nada a perder — na verdade, só tem a ganhar — se você ignorar sua consciência treinada pela Bíblia e acabar vendo, lendo ou ouvindo algo só porque é popular.
O que evitar. Iguais aos filmes, muitos livros promovem valores contrários aos padrões da Bíblia. Por exemplo, alguns contêm sexo explícito ou ocultismo. Mas a Bíblia diz: “A fornicação e a impureza de toda sorte, ou a ganância, não sejam nem mesmo mencionadas entre vós.” (Efésios 5:3) Ela também diz que práticas espíritas são ‘más aos olhos de Jeová’. — 2 Reis 17:17.
Como escolher. “Quando quero ler um bom livro, leio a sinopse dele e dou uma folheada nos capítulos. Se encontro algo questionável, não compro o livro.” — Marie.
“À medida que fui crescendo e que comecei a pensar por mim mesma, vi como é importante ouvir minha consciência. Se eu concluísse que um livro era ruim, que não se harmonizava com o conceito de Deus, parava a leitura.” — Carina.
Dica: Amplie seus gostos. “Acho que fico muito mais fascinada com literatura clássica do que com ficção moderna”, conta Lara, de 17 anos. “O vocabulário, o desenvolvimento dos personagens, o enredo — tudo isso é fantástico!”
Pergunte-se:
‘Será que fico entretido com livros que apresentam práticas desaprovadas por Deus?’

 MÚSICA

Marque com um ✔ o estilo de música que você mais gosta.
  • Rock
  • Música clássica
  • Samba
  • Pop
  • Hip-hop
  • Outro
Você sabia . . . ? Juntas, quatro das maiores gravadoras lançam cerca de 30 mil álbuns por ano.
O que evitar. Igual aos filmes e livros, boa parte da música de hoje rebaixa os valores morais. Letras e videoclipes explícitos podem dificultar ainda mais seu esforço de controlar seus impulsos sexuais. (1 Coríntios 6:18) “Hoje, a maioria das músicas incentiva um comportamento contrário às normas bíblicas”, comenta Lígia, de 21 anos, “e a batida faz as pessoas querer dançar — só que uma dança nada comportada”.
Como escolher. “Eu me pergunto: ‘Será que eu teria coragem de deixar um adulto cristão dar uma olhada em minha lista de músicas?’ Isso me ajuda a decidir que tipo de música seria apropriado ouvir.” — Larissa.
Dica. Abra a mente para vários estilos. “Meu pai gosta de música clássica, então eu ouvia bastante esse estilo durante minha infância”, conta um adolescente chamado Roberto. “Aprender sobre música clássica e ao mesmo tempo aprender a tocar piano abriu um mundo novo para mim!”
Pergunte-se:
‘Será que as músicas que ouço me ajudam — ou me atrapalham — a controlar meus desejos sexuais?’
LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO!
Veja os capítulos 31 e 32 do livro Os Jovens Perguntam— Respostas Práticas, Volume 2, publicado pelas Testemunhas de Jeová.

 Copyright © 2012 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania, Inc. All rights reserved.


ASSOCIAÇÃO TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS

Comentários