O que significa ter ATITUDE?


O que significa ser um homem de verdade?

“Meu pai morreu quando eu tinha 3 anos. Às vezes, invejo meninos que tiveram a presença de um pai. Parece que eles são mais confiantes do que eu.” — Alex. *
“Eu e meu pai não somos nada próximos. Precisei aprender sozinho o que significa ser um homem de verdade.” — Jonas.
VOCÊ se identifica com o que esses jovens disseram? Seja qual for o motivo, tem receio de que nunca vai descobrir o que faz de alguém um homem de verdade? Então, não se desespere!
Veja como você pode superar dois desafios comuns.

DESAFIO 1: Ideias erradas sobre masculinidade

O que alguns dizem:
  • Homens de verdade são durões; não choram.
  • Homens de verdade não deixam ninguém mandar neles.
  • Os homens são superiores às mulheres.
Outro modo de encarar o assunto: Não pense que ser homem é apenas o contrário de ser mulher. Ser homem é o contrário de ser menino. Você se torna um homem de verdade quando deixa para trás as características de uma criança. O apóstolo cristão Paulo escreveu: “Quando eu era pequenino, costumava falar como pequenino, pensar como pequenino, raciocinar como pequenino; mas agora que me tornei homem, eliminei as características de pequenino.” (1 Coríntios 13:11 Em outras palavras, você prova que é um homem de verdade à medida que substitui atitudes infantis por atitudes maduras na maneira de pensar, falar e agir. *
Tente o seguinte: Escreva numa folha suas respostas às seguintes perguntas:
  1. Que características de criança já consegui eliminar?
  2. Onde posso melhorar?
Sugestão de leitura: Lucas 7:36-50. Veja como Jesus provou ser um homem de verdade por (1) defender o que é certo e (2) tratar os outros — incluindo mulheres — com respeito.
“Admiro meu amigo Fábio. Ele é forte — em sentido físico, emocional e espiritual —, mas também é bondoso. O exemplo dele me mostrou que um homem de verdade não precisa rebaixar os outros só para se engrandecer.” — Jonas.

DESAFIO 2: Falta de um bom exemplo paternal

O que alguns dizem:
  • Se você não tem pai, então nunca vai saber de verdade o que significa ser um homem.
  • Se seu pai deu um mau exemplo, você vai acabar repetindo os erros dele. Não tem como fugir disso.
Outro modo de encarar o assunto: Mesmo que sua infância não tenha sido das melhores, a situação não está perdida! Você não está preso às circunstâncias. (Ezequiel 18:14) Pode seguir o conselho que o Rei Davi deu ao seu filho Salomão de ‘ser forte e se mostrar um homem’. — 1 Reis 2:2.
É verdade que não é fácil crescer com um pai insensível — ou então sem pai. Alex, citado  no início do artigo, contou: “É ruim quando você não conhece o pai. Tenho 25 anos, mas a sensação que tenho é que só agora estou aprendendo coisas que deveria ter aprendido muitos anos atrás.” Se você se sente como Alex, o que pode fazer?
Tente o seguinte: Pense em alguém que possa ser um bom referencial masculino e peça sua ajuda. * Pergunte que qualidades são indispensáveis para um verdadeiro homem e como você pode desenvolver essas qualidades. — Provérbios 1:5.
Sugestão de leitura: Provérbios, capítulos 1-9. Neles, encontrará conselhos paternais que podem ajudar um menino a se tornar um homem sábio e espiritual.
“Estou contente com o progresso que estou fazendo. Eu queria que meu pai tivesse participado nesse progresso. Mesmo assim sou otimista em relação ao futuro. Tenho certeza que não sou um caso perdido!” — Jonas.

QUE TAL PERGUNTAR A SEUS PAIS?

Na sua opinião, o que significa ser um homem de verdade? Acham que estou ficando mais maduro?

 Copyright © 2012 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania, Inc. All rights reserved.


ASSOCIAÇÃO TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS

Comentários