O que os olhos não veem...


Devo largar a escola?

Veja o que você precisa avaliar

Qual é a escolaridade mínima exigida por lei onde você mora? Já cumpriu esse período? Se você desconsiderar o princípio bíblico de estar ‘sujeito às autoridades superiores’ e não cumprir o requisito mínimo, estará largando a escola. — Romanos 13:1.
Você já atingiu seus objetivos escolares? Quais são os objetivos que você espera alcançar com os estudos? Não sabe ao certo? É importante saber! Do contrário, você será igual a um passageiro que pega um trem sem saber para onde quer ir. Então converse com seus pais sobre a seção abaixo, intitulada “ Meus objetivos escolares”. Se sair da escola antes de alcançar os objetivos escolares que você e seus pais estabeleceram, estará largando a escola.
Por que você quer largar a escola? Dois possíveis motivos são: ajudar financeiramente a família e participar num trabalho voluntário. Alguns motivos egoístas talvez sejam: fugir das provas e ficar livre das lições de casa. O desafio é identificar qual é sua principal motivação — e se ela é justa ou egoísta. Se você largar a escola só para fugir de problemas, é provável que vá se arrepender.
Largar a escola é como pular de um trem antes de chegar ao seu destino. O trem pode ser desconfortável e os passageiros talvez não sejam simpáticos. Mas, se você pular do trem, com certeza não chegará ao seu destino e é provável que se machuque gravemente. De modo similar, se você largar a escola, talvez seja mais difícil encontrar um emprego. E, mesmo se achar um, é provável que o salário seja menor do que se você tivesse terminado os estudos.
Em vez de desistir, tenha paciência e tente resolver os problemas que você enfrenta na escola. Por fazer isso, você aprenderá a ser persistente e estará mais bem preparado para enfrentar desafios parecidos no mercado de trabalho.

 Meus objetivos escolares

Um dos principais objetivos da escola é prepará-lo para conseguir um emprego que o ajude a sustentar a si mesmo e sua futura família. (2 Tessalonicenses 3:10, 12) Já decidiu que tipo de emprego você quer? Como os anos escolares o prepararão para esse emprego? Para saber se seus estudos estão levando você na direção certa, responda às seguintes perguntas:
  • Quais são meus pontos fortes? (Por exemplo, você interage bem com outras pessoas? Gosta de serviços manuais, de fazer ou consertar coisas? Você se sai bem em analisar e resolver problemas?)
  • Em que tipo de emprego eu poderia usar meus pontos fortes?
  • Que oportunidades de emprego existem no lugar onde eu moro?
  • Que matérias que estou estudando agora vão me preparar para o mercado de trabalho?
  • Que opções de estudo, ou cursos, me ajudariam a alcançar meus objetivos?
Lembre-se: seu objetivo é se formar com um grau de instrução que lhe seja útil. Então, não vá ao outro extremo de ser um eterno estudante — como que ficando no “trem” para sempre, só para fugir das responsabilidades da vida adulta.
Copyright © 2012 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania, Inc. All rights reserved. 



ASSOCIAÇÃO TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS

Comentários