'Quando teu inimigo cai, não te alegres.' - Pro. 24:17


Ensine Seus Filhos

Timóteo — Pronto e disposto a servir

“VOCÊ está pronto?” Já lhe fizeram essa pergunta? — Bem, a pessoa que perguntou isso queria saber se você estavapreparado. Por exemplo, talvez ela quisesse dizer: ‘Já pegou seus livros de estudo? Já leu as lições?’ Como vamos ver, Timóteo estava pronto.
Timóteo também era disposto. Sabe o que isso significa? — Quando Timóteo foi convidado para servir a Deus, ele mostrou a mesma atitude de outro servo de Deus, que disse: “Eis-me aqui! Envia-me.” (Isaías 6:8) Por estar pronto e disposto a servir, Timóteo teve uma vida empolgante. Gostaria de ouvir sua história? —
Timóteo nasceu a centenas de quilômetros de Jerusalém, em Listra. Sua avó Lóide e sua mãe, Eunice, eram boas estudantes das Escrituras. Elas começaram a ensinar a Palavra de Deus a Timóteo quando ele ainda era bebê. — 2 Timóteo 1:5; 3:15.
É provável que, quando Timóteo ainda era adolescente, o apóstolo Paulo, junto com Barnabé, tenha visitado Listra na sua primeira longa viagem de pregação. Foi provavelmente nessa época que a mãe e a avó de Timóteo se tornaram cristãs. Gostaria de saber que problema Paulo e Barnabé enfrentaram? — Bem, pessoas que não gostavam dos cristãos atiraram pedras em Paulo, o derrubaram e o arrastaram para fora da cidade. Acharam que ele estava morto.
Os que acreditavam no que Paulo estava ensinando se ajuntaram em volta dele, e ele se levantou. No dia seguinte, Paulo e Barnabé foram embora de Listra, mas voltaram pouco tempo depois. Nessa ocasião, Paulo fez um discurso e disse aos discípulos: “Temos de entrar no reino de Deus através de muitas tribulações.” (Atos 14:8-22) Sabe o que Paulo queria dizer com isso? — Que outros causariam problemas aos que servem a Deus. Mais tarde, Paulo escreveu a Timóteo:  ‘Todos os que desejarem viver com devoção piedosa serão perseguidos.’ — 2 Timóteo 3:12; João 15:20.
Paulo e Barnabé voltaram para casa depois de saírem de Listra. Alguns meses mais tarde, Paulo escolheu Silas para viajar com ele e juntos voltaram a fim de encorajar os novos discípulos nos lugares que Paulo tinha visitado. Quando chegaram a Listra, Timóteo deve ter ficado muito feliz de ver Paulo novamente. Ele ficou mais feliz ainda quando foi convidado para viajar com Paulo e Silas. Timóteo aceitou o convite. Ele estava pronto e disposto a ir. — Atos 15:40–16:5.
Os três viajaram juntos, caminhando muitos quilômetros, e então pegaram um barco. Depois de desembarcar, foram a pé até Tessalônica. Ali, muitos se tornaram cristãos, mas outros ficaram furiosos e formaram uma turba. Paulo, Silas e Timóteo corriam perigo de vida, por isso partiram para a Bereia. — Atos 17:1-10.
Paulo estava preocupado com os novos irmãos em Tessalônica, então mandou Timóteo para lá novamente. Sabe por quê? — Mais tarde Paulo explicou aos cristãos em Tessalônica: ‘A fim de firmar e consolar vocês, para que ninguém ficasse desanimado.’ Sabe por que Paulo deu essa tarefa tão perigosa a Timóteo? — Bem, os opositores não conheciam Timóteo muito bem, e ele estava disposto a ir. Isso exigiu muita coragem! Como foi a visita? Quando voltou para onde Paulo estava, Timóteo contou como os tessalonicenses eram fiéis. Então, Paulo lhes escreveu: ‘Fomos consolados a respeito de vocês.’ — 1 Tessalonicenses 3:2-7.
Timóteo serviu com Paulo nos dez anos seguintes. Daí, Paulo foi preso em Roma, e Timóteo, que tinha acabado de sair da prisão, foi visitá-lo. Enquanto estava na prisão, Paulo escreveu uma carta aos filipenses, talvez usando Timóteo como secretário. Paulo disse: ‘Espero em breve enviar-lhes Timóteo, pois não tenho nenhum outro que seja tão fiel e que servirá melhor a vocês.’ — Filipenses 2:19-22; Hebreus 13:23.
Como essas palavras devem ter deixado Timóteo feliz! Paulo passou a amar muito a Timóteo, porque ele estava pronto e disposto a servir. Esperamos que você também esteja.
Copyright © 2012 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania, Inc. All rights reserved.



ASSOCIAÇÃO TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS

Comentários