O atual cenário religioso


Gostaria de conhecer a verdade?

A VERDADE sobre o quê? Sobre algumas das perguntas mais importantes que as pessoas já fizeram. Por exemplo, você talvez já se tenha perguntado:
  • Será que Deus realmente se importa conosco?
  • A guerra e o sofrimento acabarão algum dia?
  • O que acontece depois da morte?
  • Há alguma esperança para os mortos?
  • O que preciso fazer para Deus ouvir minhas orações?
  • Como posso encontrar a felicidade?
Onde você pode achar as respostas para essas perguntas? Se for a bibliotecas ou livrarias, talvez encontre milhares de livros afirmando ter as respostas. Mas com freqüência um livro discorda do outro. Alguns parecem estar certos por um tempo, mas logo ficam desatualizados e precisam ser revisados ou substituídos.
Mas há um livro que contém respostas confiáveis. É um livro de verdades. Jesus Cristo disse em oração a Deus: “A tua palavra é a verdade.” (João 17:17) Hoje conhecemos essa Palavra como a Bíblia Sagrada. A seguir, veja um resumo das respostas claras e confiáveis que a Bíblia dá às perguntas acima.

Será que Deus realmente se importa conosco?

MOTIVO DA PERGUNTA:Vivemos num mundo cheio de crueldade e injustiça. Muitas religiões ensinam que nosso sofrimento é da vontade de Deus.
O QUE A BÍBLIA ENSINA:Deus nunca causa a maldade. ‘Longe está do verdadeiro Deus agir iniquamente, e do Todo-poderoso agir injustamente!’, diz Jó 34:10. Deus tem um propósito amoroso para os humanos. É por isso que Jesus nos ensinou a orar: “Nosso Pai nos céus,… venha o teu reino. Realize-se a tua vontade, como no céu, assim também na terra.” (Mateus 6:9, 10) Deus se importa tanto conosco que não mediu esforços para garantir o cumprimento de seu Propósito. — João 3:16.

A guerra e o sofrimento acabarão algum dia?

MOTIVO DA PERGUNTA: A guerra continua a tirar um número enorme de vidas humanas. Todos nós já passamos por algum tipo de sofrimento.
O QUE A BÍBLIA ENSINA:Deus diz que no futuro vai estabelecer paz na Terra inteira. Debaixo de seu Reino, um governo dos céus, as pessoas não “aprenderão mais a guerra”. Em vez disso, elas vão “forjar das suas espadas relhas de arado”. (Isa 2:4) Deus acabará com todo tipo de injustiça e sofrimento. A Bíblia promete: “[Deus] enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores [incluindo as injustiças e o sofrimento de hoje] já passaram.” — Revelação (Apocalipse) 21:3, 4.
Veja também Salmo 37:10, 1146:9; e Miquéias 4:1-4.

O que acontece depois da morte?

MOTIVO DA PERGUNTA: A maioria das religiões ensina que algo dentro da pessoa continua vivendo depois da morte do corpo. Algumas dizem que os mortos podem prejudicar os vivos e que Deus castiga os maus, condenando-os ao tormento eterno num inferno de fogo.
O QUE A BÍBLIA ENSINA:Ao morrer, os humanos deixam de existir. “Os mortos… não estão cônscios [ou: não sabem] de absolutamente nada”, diz Eclesiastes 9:5. Visto que os mortos não sabem nada, não sentem nada nem podem fazer nada, eles não podem prejudicar - nem ajudar - os vivos. — Salmo 146:3,4.
Veja também Gênesis 3:19 e Eclesiastes 9:610.

Há alguma esperança para os mortos?

MOTIVO DA PERGUNTA:Nós queremos viver. Queremos aproveitar a vida com aqueles que amamos. É natural desejarmos ver novamente as pessoas queridas que morreram.
O QUE A BÍBLIA ENSINA: A maioria das pessoas que morreram serão ressuscitadas. Jesus prometeu: “Os que estão nos túmulos… sairão.” (João 5:28, 29) De acordo com o propósito que Deus tinha no início, os ressuscitados para a vida na Terra viverão num paraíso. (Lucas 23:43) Nesse futuro prometido, as pessoas obedientes terão saúde perfeita e vida eterna. A Bíblia diz: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” — Salmo 37:29.
Veja também Jó 14:14, 15Lucas 7:11-17; e Atos 24:15.

O que preciso fazer para Deus ouvir minhas orações?

MOTIVO DA PERGUNTA:Pessoas de praticamente todas as religiões fazem orações. Mas muitas delas acham que suas orações não são respondidas.
O QUE A BÍBLIA ENSINA:Jesus nos ensinou a evitar a repetição de palavras decoradas. Ele disse: “Ao orares, não digas as mesmas coisas vez após vez.” (Mateus 6:7) Se quisermos que Deus ouça nossas orações, temos de orar de um modo que ele aprova. Para isso, precisamos aprender qual é a vontade de Deus e então orar de acordo com essa vontade. Lemos em 1 João 5: 14: “Não importa o que peçamos segundo a sua vontade, ele nos ouve.”
Veja também Salmo 65:2João 14:614; e 1 João 3:22.

Como posso encontrar a felicidade?

MOTIVO DA PERGUNTA:Muitas pessoas acham que dinheiro, fama e beleza lhes trarão felicidade. Assim, elas se esforçam para conseguir essas coisas — e quando conseguem, percebem que não são felizes.
O QUE A BÍBLIA ENSINA:Jesus revelou o segredo da felicidade ao dizer: “Felizes os cônscios de [ou: os que reconhecem] sua necessidade espiritual.” (Mateus 5:3) A verdadeira felicidade só pode ser encontrada se dermos passos para satisfazer a maior de nossas necessidades: o desejo de saber a verdade sobre Deus e Seu propósito para nós. Essa verdade está na Bíblia. Conhecê-la pode nos ajudar a perceber o que é realmente importante e o que não é. Quando permitimos que a verdade da Bíblia oriente nossas decisões e atitudes, temos uma vida significativa. — Lucas 11:28.
Essas são respostas breves, da Bíblia, para seis perguntas. Gostaria de saber mais? Se estiver entre os ‘que reconhecem sua necessidade espiritual’, é claro que sua resposta é sim. Talvez você tenha outras perguntas como: ‘Se Deus se importa com as pessoas, por que tem permitido tanta maldade e tanto sofrimento durante tanto tempo? Como posso melhorar minha vida familiar?’ A Bíblia tem respostas satisfatórias a essas e a várias outras perguntas.
Mas muitas pessoas hoje não lêem a Bíblia. Acham que ela é um livro grande e às vezes difícil de entender. Gostaria de uma ajuda para encontrar as respostas na Bíblia? As Testemunhas de Jeová oferecem duas ferramentas que poderão ser úteis para você.
A primeira é o livro O Que a Bíblia Realmente Ensina?, escrito para ajudar pessoas que têm pouco tempo para procurar na Bíblia as respostas claras a perguntas importantes. A segunda é um curso bíblico gratuito. Alguém que mora perto de você, habilitado para ensinar a Bíblia, poderá ir à sua casa ou a outro lugar conveniente e, sem cobrar nada, passar alguns minutos toda semana conversando com você sobre a Bíblia. Milhões de pessoas no mundo todo já se beneficiaram desse curso. Muitas delas ficaram emocionadas ao chegar à conclusão: “Encontrei a verdade!”
Não há nada mais precioso a ser encontrado. A verdade da Bíblia nos liberta da superstição, da confusão e do medo doentio. Ela nos dá esperança, objetivo na vida e alegria. Jesus disse: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” — João 8:32.
Copyright © 2012 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania, Inc. All rights reserved. 



ASSOCIAÇÃO TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS

Comentários