Não perca a esperança!



 Em 1988, uma mulher italiana chamada Lúcia estava muito deprimida. Depois de dez anos, seu casamento estava acabando. Ela tentou muitas vezes se reconciliar com o marido, mas tudo em vão. Assim, ela se separou por incompatibilidade, e sobrou-lhe a tarefa de criar sozinha duas filhas. Recordando o passado, ela diz: “Eu tinha certeza de que nada salvaria o nosso casamento.”


Se você tiver problemas no casamento, talvez se identifique com Lúcia. Seu casamento talvez seja turbulento, e você duvida de que possa ser salvo. Neste caso, achará útil perguntar-se: Apliquei todos os bons conselhos que Deus dá na Bíblia para ajudar a tornar bem-sucedido o casamento? – Salmo 119:105

Quando a tensão entre marido e mulher são enormes, dissolver o casamento pode parecer o caminho mais fácil. Mas, [...] estudos recentes indicam que uma grande porcentagem de divorciados lamenta o rompimento. Muitos destes têm mais problemas de saúde física ou mental do que aqueles que preservam o seu casamento. A confusão e a infelicidade de filhos do divórcio muitas vezes duram anos. Pais e amigos da família rompida também sofrem. E como será que Deus, o Originador do casamento vê a situação?

[...] Deus queria que o casamento fosse um vínculo para toda a vida. (Gênesis 2:24) [...] Em geral, há sinais alertadores. Pequenos problemas conjugais podem agravar-se ao ponto de parecerem intransponíveis. Mas, se esses problemas forem resolvidos prontamente com a ajuda da Bíblia, muitos fracassos conjugais serão evitados.

                                                                  SEJA REALISTA

Um fator que pode dar problema são as possíveis expectativas irrealísticas de um ou de ambos os cônjuges. Romances, revistas, programas de TV e filmes podem criar esperanças e sonhos muito distantes da realidade. Quando esses sonhos não se realizam, a pessoa talvez se sinta fraudada, descontente e até mesmo amargurada. Mas como podem duas pessoas imperfeitas encontrar felicidade no casamento? Exige esforço conseguir uma relação bem-sucedida.

A Bíblia é prática. Ela reconhece as alegrias do casamento, mas também alerta que os que se casarem “terão tribulação na carne”. (1 Coríntios 7:28)

[Somos imperfeitos, pecadores e temos formação diferentes, assim como criação diferente. Talvez discordemos sobre dinheiro, filhos, parentes, tempo para o outro, problemas sexuais, essas coisas que geram conflitos]. Leva tempo para acertar esses assuntos, mas anime-se! A maioria dos casais encara esses problemas e encontra soluções mutuamente aceitáveis.



Três meses depois que Lúcia, mencionada no início, separou-se do seu marido, ela conheceu as Testemunhas de Jeová e passou a estudar a Bíblia com elas. “Para minha grande surpresa”, diz ela, “a Bíblia tinha soluções práticas para o meu problema. Depois de apenas uma semana de estudo eu já queria fazer as pazes com o meu marido imediatamente. Hoje, posso dizer que Jeová sabe como salvar casamentos em crise porque seus ensinamentos ajudam os casais a aprender como sentir estima um pelo outro. Não é verdade, como alguns afirmam, que as Testemunhas de Jeová dividem as famílias. No meu caso, aconteceu exatamente o contrário.” Lúcia aprendeu a aplicar os princípios bíblicos na sua vida.

Lúcia não é uma exceção. O casamento deve ser uma benção, não uma carga. Para esse fim, Jeová providenciou a melhor fonte de conselhos sobre o casamento já escrita: a sua preciosa Palavra. A Bíblia pode tornar “sábio o inexperiente”. (Salmo 19:7-11) Já salvou muitos casamentos à beira da ruptura e melhorou muitos outros que tinham problemas sérios. Que todos os casais confiem plenamente nos conselhos de Jeová Deus sobre o casamento. Eles realmente funcionam!

(Livro 'O segredo de uma família feliz',´páginas 153-162 - publicado pelas Testemunhas de Jeová)




 
ASSOCIAÇÃO TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS

Comentários