Ouvir é um dom. -Faz isso?


Ouça o som do vento levando novas brisas para você. Sinta o ar que toca o seu rosto e divide sentimentos de alegria e preocupação. Ouça a música que paira no ar, trazendo boas lembranças e alegria ao seu coração.
Ouça boas novas que trazem novidade a cada dia e conduzem o seu entendimento, aguça a sua percepção e renovam o saber. Ouça a voz do conhecimento e saiba discernir para ter prazer no aprendizado. Faça como mostram as Sagradas Escrituras: “Quando alguém replica a um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte e uma humilhação.” (Provérbios 18:13) Ouça com modéstia, com atenção, com amor e vai sentir que tudo fluirá melhor.
Ouvir é um dom, assim como falar no tempo apropriado também é um dom. Observemos sobre isso na Bíblia: “Todos os atenienses e os estrangeiros residentes temporariamente ali gastavam seu tempo de folga em nada mais do que em contar algo ou escutar algo novo.  Paulo, pois, estando em pé no meio do Areópago, disse: “Homens de Atenas, eu observei que em todas as coisas pareceis mais dados ao temor das deidades do que os outros.  Por exemplo, passeando e observando cuidadosamente os vossos objetos de veneração, encontrei também um altar em que tinha sido escrito: ‘A um Deus Desconhecido.’ Portanto, aquilo a que sem o saber dais devoção piedosa, isso é o que eu vos publico.  O Deus que fez o mundo e todas as coisas nele, sendo, como Este é, Senhor do céu e da terra, não mora em templos feitos por mãos,  nem é assistido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa, porque ele mesmo dá a todos vida, e fôlego, e todas as coisas.  E ele fez de um só [homem] toda nação dos homens, para morarem sobre a superfície inteira da terra, e decretou os tempos designados e os limites fixos da morada dos [homens],  para buscarem a Deus, se tateassem por ele e realmente o achassem, embora, de fato, não esteja longe de cada um de nós.” (Atos 17:21-27) Saber ouvir vai trazer algo diferente, marcante, surpreendente e benéfico para todos. E falar com a intenção de construir, de desenvolver, de participar plenamente faz com que as boas novas sejam de paz e de felicidade. Saber ouvir é aceitar a verdade. (João 8:32)
Que o nosso maravilhoso, Todo-Poderoso, sublime, cordial, justo e santo Deus Jeová nos dê um bom dia de frutos do espírito santo, bençãos, proteção e boa saúde em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                           Joca Vitorino

Pensamento: “Sabei isto, meus amados irmãos. Todo homem tem de ser rápido no ouvir, vagaroso no falar, vagaroso no furor.” (Tiago 1:19)

Comentários