Provérbios -tudo o que você deve aprender

Não existe conhecimento sem estudo, sem envolvimento, sem busca, ou sem  comprometimento. O conhecimento é a chave para a sabedoria, se usar o discernimento. Conhecer, então, é pôr em prática o entendimento para o benefício ou ajuizamento seu e de outros.
Os provérbios são assim, uma beleza de aprendizado e fortaleza moral. “Para se conhecer sabedoria e disciplina, para se discernirem as declarações de entendimento,   para se receber a disciplina que dá perspicácia, justiça e juízo, e retidão,   para se dar argúcia aos inexperientes, conhecimento e raciocínio ao moço.”
“O temor de Jeová é o princípio do conhecimento. Sabedoria e disciplina são o que os meros tolos têm desprezado.” (Provérbios 1:2-4; 1:7)
O que você acha dos provérbios? Quer receber sabedoria e disciplina? O que faz para isso ocorrer?
Os provérbios acãs refletem normas sociais, conceito sobre Deus, sabedoria prática, alusão a tradições e costumes culturais, observação do cotidiano e emprego dos provérbios aprendidos. Sabemos que, antes dos provérbios acãs, “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça,  a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16, 17) Portanto, as Escrituras estão bem mais adequadas para o homem do que qualquer outra ideia, pensamento ou experiência que ele tenha.
O QUE é um provérbio? Certo dicionário o define como “sentença curta que encerra um conselho ou uma lição de vida”. Os iorubas da Nigéria têm uma definição mais pitoresca, dizendo que é “um cavalo que pode levar a pessoa rapidamente à descoberta de novas ideias”. < http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102003206?q=prov%C3%A9rbios&p=par >*
... Um provérbio adequado estimula o raciocínio, ajuda a compreensão e pode servir para motivar a pessoa a fazer o que é correto.*
“Ninguém sobe sozinho os degraus que levam à morte.”* Isso é um alerta para que todos tenham um conceito humilde sobre si mesmos e não vivam como se fossem imunes à morte. — Eclesiastes 7:2.*
Se quiser que um acã recite vários provérbios, talvez tudo o que você consiga é que ele recite um, que diz: “Não há sonho sem sono.” Em outras palavras, não faz sentido usar provérbios sem nenhuma aplicação, assim como não é possível sonhar a menos que se esteja dormindo. São as circunstâncias que determinam seu uso.*
Analisamos que os provérbios são aquilo que devemos aprender do modo certo e aplicá-los.
Que o nosso soberano, sábio, Todo-Poderoso e bondoso Deus Jeová nos dê um bom dia de muita paz, amor, sabedoria e bençãos em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                               Joca Vitorino

Pensamento: “Visto que odiaram o conhecimento e não escolheram o temor de Jeová.   Não consentiram no meu conselho; desrespeitaram toda a minha repreensão.   De modo que comerão dos frutos do seu caminho e ficarão empanturrados com os seus próprios conselhos.   Pois a renegação dos inexperientes é o que os matará e a despreocupação dos estúpidos é o que os destruirá.   Quanto àquele que me escuta, residirá em segurança e estará despreocupado do pavor da calamidade.” (Provérbios 1:29-33)
 

Comentários