Suicídio emocional

A depressão pode fazer o ser aparentar um morto-vivo de filmes de terror; ele faz as coisas mecanicamente, sem aparentar emoção alguma. Sua tendência é sair a ermo, isolar-se e escapar de toda forma de comunicação mais demorada do que um simples 'boa noite!'. 
Seria sábio buscar ajuda, pois o suicídio emocional acontece quando se valoriza mais a pessoa com quem tem um provável romance do que a si mesmo. O seu valor tem que ser levado em conta. Não um exagero na sua forma de vida, parecendo que você é inacessível, mas aprender a valorizar os outros aplicando o amor ao próximo como a si mesmo, ensinado por Cristo. (Mat. 22:39) Isso mostra que o seu valor está acima do que você mesmo pensa e se colocar Deus em primeiro lugar, é claro que a sua vida terá bençãos acrescentadas de uma maneira praticamente impensável, porém verdadeira!

Os jovens cristãos não estão imunes à depressão. A fé em Jeová, no entanto, já ajudou muitos a superar os 
sentimentos negativos e a ser feliz na juventude. Ao fazerem isso, eles causam uma boa impressão nos outros. 
De que maneira?
Veja o que aconteceu com Claire, de 18 anos. Ela e sua mãe frequentam uma congregação das Testemunhas de Jeová em Melbourne. Quando o pai de Claire abandonou a família, ela ficou deprimida. Mas a fé em seu Pai celestial, Jeová, continuou forte. Certo dia, Lydia, a médica da família, visitou a mãe de Claire que estava doente. Depois, ofereceu a Claire uma carona para o shopping center. No caminho, a médica lhe perguntou se ela tinha namorado. Claire lhe explicou que, por ser uma Testemunha de Jeová, não namorava só por namorar. 
Isso deixou a médica surpresa. Então, Claire lhe explicou como a Bíblia a havia ajudado a tomar decisões 
sábias na vida. Por fim, ofereceu-se para levar à médica um livro baseado na Bíblia que a havia ajudado muito, intitulado Os Jovens Perguntam — Respostas Práticas.
Três dias depois de receber o livro, Lydia telefonou para a mãe de Claire dizendo que havia gostado muito de lê-lo. Ela pediu mais seis livros para seus colegas. Quando Claire os entregou, a médica explicou que tinha ficado impressionada com a sua fé. Claire ofereceu à médica um estudo da Bíblia, que foi aceito de imediato.
Claire dirigiu o estudo bíblico da médica na hora do almoço durante vários meses. Então, Lydia perguntou a 
Claire se ela gostaria de falar num seminário sobre o assunto da depressão em jovens. Embora ficasse 
apreensiva, Claire concordou. Mais de 60 pessoas compareceram. Quatro especialistas em saúde mental, 
todos adultos, falaram à assistência. Daí, chegou a vez de Claire. Ela salientou como é importante para o 
jovem ter um relacionamento com Deus. Explicou que Jeová Deus tem interesse profundo nos jovens e ajuda todos os que o procuram em busca de apoio e consolo. Além disso, ela demonstrou sua convicção de que Jeová acabará em breve com todos os tipos de doenças físicas e mentais. (Isaías 33:24) Qual foi o resultado desse excelente testemunho?
“Muitos vieram falar comigo depois da sessão para dizer que ficaram impressionados de ver uma jovem 
falando sobre Deus”, disse Claire. “Distribuí 23 exemplares do livro Os Jovens Perguntam. Três garotas da 
assistência me deram o número de telefone e uma delas está estudando a Bíblia. Esse foi um dos melhores 
dias da minha vida.” (http://www.jw.org/pt/)
Pesquisar, ler, conversar, buscar ajuda, envolver-se com pessoas maduras emocionais e espirituais certamente serão de grande ajuda para o seu novo relacionamento consigo mesmo e um relacionamento mais acertado com os outros.
Suicídio emocional é falta de amor-próprio e de amizade com o Criador.
Goste de si mesmo de uma maneira coordenada, bem avaliada e real, mas goste. Valorize os seus esforços. Busque aprender uma coisa nova a cada dia. Procure investir o seu tempo em ajudar as pessoas ao seu redor. Leia mais, se envolva mais com o que é direito. Aprenda novas palavras, melhore o seu círculo de amigos e viva!
Que o nosso maravilhoso, amigo, santo, querido e perdoador Deus Jeová nos dê um bom dia de paz, alegria, segurança, bençãos, boa saúde e amor em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                                  Joca Vitorino

Pensamento: "Vós homens de coração, escutai-me. Longe está do [verdadeiro] Deus agir ele iniquamente. E do Todo-Poderoso agir injustamente." (Jó 34:10)

Comentários