Você é um amigo leal?

"Seu povo será o meu povo, e seu Deus será meu Deus. Onde você morrer, eu também vou morrer, e lá serei enterrada." Estas palavras, ditas por uma nora a sua sogra, nos faz perceber a real condição de uma amizade. Mas percebemos que não era uma simples amizade por tempo de conhecimento ou por andarem juntas e sim por terem, ambas, envolvimento com o mesmo e único verdadeiro Deus. Elas se apoiavam uma na outra e não se desesperaram quando ficaram sem seus familiares. (Rute 1:16, 17)
Noemi não tinha mais filhos, sequer tinha marido para que viesse a ter mais filhos e não via motivos para Rute ficar com ela, ao que Rute disse-lhe: "Não instes comigo para te abandonar, para recuar de te acompanhar; pois, onde quer que fores, irei eu, e onde quer que pernoitares, pernoitarei eu [...] Assim me faça Jeová e assim lhe acrescente mais, se outra coisa senão a morte fizer separação entre mim e ti." Então Rute foi favorecida por Boaz, filho de Raabe, da cidade de Jericó e trabalhou no campo dele por ele ter sentido que ela, mesmo sendo estrangeira, cuidou muito bem da sogra após a mesma ter perdido o esposo e deixou a própria família para ficar com Noemi. Boaz, por sua vez, a quis como esposa, ao que o povo disse: 'Testemunhas! Conceda Jeová à esposa que entra na tua casa ser igual a Raquel e igual a Léia, ambas as quais construíram a casa de Israel.' (Rute 4:11)
Um amigo leal não abandona o outro, nem o deixa sofrer. Um amigo leal ampara o outro sempre e o ajuda mesmo que não esteja enfermo. Um amigo se apega mais do que um irmão, segundo a Bíblia em Provérbios 18:24. Um amigo é um exemplo para a humanidade.
Você é um amigo leal?
Que o nosso honroso, benevolente, amigo, santo e querido Deus Jeová nos dê um bom dia de sabedoria, fé, paz, alegria, amor e proteção em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                              Joca Vitorino

Pensamento: "Todo aquele que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tiago 4:4)


Comentários