O verdadeiro significado de uma amizade

Qual o verdadeiro significado de uma amizade?
Acha que você é mesmo um bom amigo?
Quantas vezes já perdoou alguém? E quantas vezes esse mesmo alguém que não perdoou já o perdoou?
O quanto você consegue ser amigo de uma pessoa e até que ponto?
Você sabia que um amigo não guarda rancor do outro? (Se você guarda é porque você nunca foi amigo)
Amizade é uma questão de amor-próprio junto com a necessidade de compartilhar isso com alguém. Então, se você, quando tem algo a compartilhar pensa nesse amigo, é sinal de que você está perdendo algo grandioso na sua vida por estar distante dele. 
Muitas pessoas acham que ter amigo é o outro fazer a sua vontade, ou aceitar as coisas como este impõe, mas o verdadeiro amigo está amando todo o tempo, e é um irmão nascido para quando há aflição. (Provérbios 17:17) Então como pode, quando a situação está difícil, um se separar do outro?
O verdadeiro amigo é aquele que se importa sempre com o bem-estar do outro, pois ele sabe que é melhor dar do que receber, ciente de que a recompensa é grande da parte de Deus. (Atos 20:35)
O amigo de verdade é um amigo leal e ele se sente bem em poder usar o seu tempo e a sua vida em ajudar e tentar mostrar ao outro que a sua vida faz sentido quando tenta reatar a amizade. Assim, ele não está fazendo papel de tolo e sim de pessoa madura, exemplar. (Pobre daqueles que se acham dignos por ter bens ou alguns em seu grupo que tem a sua amizade por motivos pessoais e não reais!) 
"Quem é sábio e entendido entre vós? Mostre ele as suas obras pela sua conduta excelente com a brandura que pertence a sabedoria." (Tiago 3:13) Será que você nunca errou? Ou tem medo disso, de porque errou, que o outro venha a saber e o ache desleal? Lembre que somos todos imperfeitos e que não temos que fingir ser alguém só para agradar quem se quer impressionar.
O que você faz e fala é que mostra quem você é, não o que você escreve para mostrar que sabe algo. Há um ditado popular que diz que o sábio fala porque tem algo a falar, mas o tolo fala porque tem que falar alguma coisa. Com qual desses você se identifica?
A Bíblia nos dá uma maravilhosa lição de humildade e bom senso: "Se tiverdes ciúme amargo e briga nos vossos corações, não vos jacteis e não mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce de cima, mas é [a] terrena, animalesca, demoníaca. Porque onde há ciúme e briga, ali há desordem e toda coisa ruim." Então, caros leitores, atentemos mais para a bondade e brandura em nossos corações para que não estejamos agindo como estúpidos, aqueles que não dão atenção às palavras salutares, antes sejamos como a Bíblia nos instrui: "Além disso, o fruto da justiça tem a sua semente semeada sob condições pacíficas para os que fazem paz." (Tiago 3:14-18) E você, está entre os que fazem paz ou está do outro lado?
Que o nosso amigo leal, fiel, amado, perdoador e bondoso Deus Jeová nos dê um bom dia de paz, amor, esperança, alegria, amizade verdadeira, bom senso,  justiça, sabedoria, bençãos e proteção em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                        Joca Vitorino

Pensamento: "Assim como quereis que os homens façam a vós, fazei do mesmo modo a eles... com a medida que medis, medirão a vós em troca." (Lucas 6:31, 38)

Comentários