Como fazer melhor uso do seu conhecimento

Na escola, quando convidados para uma tarefa, fazemos pesquisas e estudamos para explicar um assunto e analisamos os pontos a serem definidos. O servo de Deus não deve limitar-se apenas a falar, tem que mostrar que o que fala advém de Deus. (João 14:10)
Mostramos verdade quando usamos a Bíblia ao falar com as pessoas sobre determinados assuntos. E usar a Bíblia é uma referência cristã; Jesus fazia isso (Lucas 4:16), seus apóstolos também faziam isso (Atos 17:23), então, nós, como seguidores, temos que fazer o mesmo.
Temos que nos concentrar na aplicação que podemos e que devemos fazer daquilo que lemos. Como? Explicando. (2 Timóteo 3:16, 17) E para explicar temos que estudar, pesquisar, entender e valorizar aquilo como proveitoso para outras pessoas também.
O que todos precisamos fazer? As pessoas sabem, e muito bem, mas entre saber e aplicar há alguma distância. É preciso interesse. E é aí que entramos. Temos que despertar interesse na pessoa e ver o que acontece. Por exemplo, quando surgir alguma dúvida, use a Bíblia para esclarecer. Quando surgir um dilema, mostre como se comportar lendo textos bíblicos.
Ler a Bíblia é uma necessidade que deve ser colocada como prioridade na nossa vida. Se ocorresse assim, as pessoas seriam mais dóceis, mais equilibradas e mais amigas.
Mostre que o uso da Bíblia não se limita aos cristãos apenas. Até os homens que usam a lei baseiam certos aspectos dela na justiça de Deus descrita na Bíblia.
Lembre de Salomão, ao mandar dividir a criança ao meio para a mãe e a suposta mãe. Perceba como ele lidou com uma situação daquela plenitude. Por que? Por ter a sabedoria de cima, que vem de Deus.
É assim, se envolvendo com as coisas de Deus, que se prepara para a justiça e para o amor.
Que o nosso querido, amigo, fiel, digno e santo Deus Jeová nos dê um bom dia de bom uso das faculdades mentais, de boa espiritualidade, de bençãos de proteção e paz em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                               Joca Vitorino

Pensamento: "Vos certifiqueis das coisas mais importantes, para que sejais sem defeito e não façais outros tropeçar, até o dia de Cristo, e estejais cheios de fruto justo, que é por intermédio de Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus." (Filipenses 1:10, 11)

Comentários