Andar com fé

Você acha que a sua inteligência é o bastante para sobreviver neste mundo? Note o que a Bíblia diz, em Eclesiastes 9:11, que 'o tempo e o imprevisto sobrevêm a todos nós.' Pode ser que a intelectualidade do homem o eleve junto a outros homens, mas o que dizer da sua relação com Deus? E se acontecer um acidente ou houver um atraso no seu transporte justamente no dia de uma preciosa apresentação?
Note que é preciso andar com fé. Temos que buscar orientações práticas para a nossa vida e a Bíblia tem sido de grande ajuda para toda a humanidade. Tome como exemplo a questão das leis. As leis romanas derivaram leis para todos os povos e as leis romanas foram leis extraídas dos mandamentos divinos e condicionadas para aqueles homens daqueles dias. A partir daí, governantes de diferentes nações modificaram leis para os ajustes segundo os acontecimentos ocorridos até então, e os modificam conforme a Constituição de cada país. 
As leis de Deus foram dadas segundo as necessidades e prioridades observadas, como casamento, primogenitura, moralidade, propriedade, custódia, manutenção de escravos e Leis a Israel e a Moisés. Em sua Bíblia, verifique o que está escrito em Êxodo 24:3-8 e perceba que muitas leis patriarcais dadas anteriormente foram incorporadas na Lei dada por meio de Moisés. (Hebreus 9:15-21)
De todas as Leis, porém, leiamos o que pode fazer a diferença entre a salvação e a destruição. Recorra, mais uma vez à sua Bíblia, agora em Mateus 22:37-40: "Tens de amar a Jeová, teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente. Este é o maior e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: 'Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.' Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas."
Andar com fé realiza propósitos. Foi assim com Noé, que fez exatamente como Deus mandara. A obediência pela fé o tornou um grande homem aos olhos de Jeová Deus. (Gênesis 6:22)
Fé e obediência são caminhos a seguir juntos em si, não paralelos ao outro, mas juntos, íntimos, "porque todo aquele que toma leite desconhece a palavra da justiça, pois é criancinha. O alimento sólido, porém, é para as pessoas maduras, para aqueles que pelo uso tem as sua faculdades perceptivas treinadas para distinguir tanto o certo como o errado." (Hebreus 5:13, 14)
Andar com fé torna o homem um grande homem.
Que o nosso ouvinte de oração, soberano, eterno, justo, fiel e santo Deus Jeová nos dê um bom dia de exercício da boa espiritualidade, de sabedoria prática, de honra, louvor e de bendizer o Seu santo nome em nome de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo!

                                                               Joca Vitorino

Pensamento: "Ninguém seduza a si mesmo: Se alguém entre vós pensa que é sábio neste sistema de coisas, torne-se ele tolo, para que se torne sábio. Pois a sabedoria deste mundo é tolice perante Deus; porque está escrito: 'Ele apanha os sábios na sua própria astúcia." (1 Coríntios 3:18,19)

Comentários