RACISMO -O negativo do ser

Preconceito, racismo, xenofobia, tolerância, ódio, segregação, imparcialidade e conflitos, dentre outros, são apenas palavras diante de tanta dor causada por tais sentimentos aversos.
O negro, a criança, a mulher, o homossexual, o idoso e o cristão são os que mais sofrem ante essas desesperadoras situações.
Será que você pensa que pessoas negras, pobres, crianças, idosas ou mulheres causam repugnância ou outros sentimentos negativos em você? Acha que se acontecer algo ruim, pode ter sido alguma dessas pessoas a causadora e não alguém do seu meio? Ou mantém a neutralidade e acha que as pessoas são seres humanos e merecem consideração independente de sua raça, religião ou cultura?
O racismo, além de um sinônimo que pesa, é uma prática proposital, possível de ser negada àquele que busca a pureza, a humildade e a franqueza.
Ao longo da história percebemos que as atitudes preconceituosas datam de séculos. Por exemplo, os cristãos eram mal vistos por pessoas da própria comunidade onde viviam, como lemos na Bíblia sobre Saulo, antes de tornar-se o apóstolo Paulo, o tratamento que dava aos cristãos, em Atos 9:1, 2.
Racismo é uma forma de injustiça, contrário ao Deus justo que amamos e adoramos (Deuteronômio 32:4).
Quando obedecemos às normas bíblicas o que pode acontecer é que tudo ocorra da melhor forma possível, como registrada em Isaías 48:17, 18.
"Prove cada um quais são as suas próprias obras, e então terá causa para exultação, apenas com respeito a si próprio e não em comparação com outra pessoa." (Gálatas 6:4)
Jeová, o Grandioso criador, nos tem como preciosos aos seus olhos. Ele nos valoriza, aprecia nossas qualidades e dedicação e tudo o que temos de bom em nós, ao contrário do que fazem os nossos semelhantes, que sempre veem defeitos em tudo o que fazemos.
O racismo ainda é um obstáculo tão grande principalmente por causa da inclinação do nosso coração. (Jeremias 17:9)
Se prestarmos atenção ao que Jeová usa para nos instruir podemos ficar livres de preconceito.
"Não como o homem vê [é o modo de Deus ver], pois o mero homem vê o que aparece aos olhos, mas quanto a Jeová, ele vê o que o coração é." (1 Samuel 16:7)
Que o nosso maravilhoso, majestoso, excelso e soberano Deus Jeová nos dê um bom dia de paz, alegria, bom humor, disposição mental e espiritual, bençãos e proteção em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                                       Joca Vitorino

Pensamento: "Porque Jeová ama a justiça e ele não abandonará aqueles que lhe são leais." (Salmos 37:28)

Comentários