Saiba como se dar bem no seu trabalho e com a sua família



Como ser mais paciente

A paciência nos ajuda muito a ter uma saúde melhor, tomar boas decisões e fazer boas amizades. Mas como você pode aprender a ser mais paciente? Veja as sugestões a seguir.

Identifique as causas:

Alguns chamam as coisas e situações que nos deixam impacientes de desencadeadores da impaciência. O que provoca sua impaciência? É alguém específico? Pode ser que no seu caso os principais desencadeadores da impaciência sejam seu marido ou esposa, pai ou mãe ou então filho ou filha. Ou será que o problema tem a ver com o tempo? Por exemplo, você tem a tendência de perder a paciência enquanto espera alguém ou quando está atrasado? Talvez quando está cansado, com fome, com sono ou sob algum tipo de estresse? Você perde mais a paciência em casa ou no trabalho?
Será que apenas identificar as causas de sua impaciência serve de ajuda? Muito tempo atrás, o Rei Salomão escreveu: “O esperto vê o perigo e se esconde; o ingênuo avança e se sai mal.” (Provérbios 22:3, Pastoral) De acordo com esse antigo provérbio bíblico, quando você prevê surtos de impaciência, talvez consiga evitá-los. No início, isso pode ser difícil, mas com o tempo a paciência se tornará parte de sua personalidade.

Simplifique a vida:

Segundo a professora Noreen Herzfeld, que leciona ciência da computação na Universidade Saint John em Minnesota, EUA, “as pessoas não podem fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. O cérebro não consegue se concentrar em várias coisas simultaneamente”. Ela acrescenta: “Aos poucos, o hábito de fazer várias coisas ao mesmo tempo compromete nossa concentração, e isso por fim vai acabando com qualidades como paciência, determinação, bom-senso e habilidade de resolver problemas.”
É difícil alguém desenvolver paciência quando está estressado porque precisa fazer muitas coisas, estar em muitos lugares e manter contato com muitas pessoas. A Dra. Jennifer Hartstein, já mencionada nesta série, adverte: “Basicamente, o estresse é a causa de boa parte de nossas reações impacientes.”
Então, “tire o pé do acelerador e relaxe”, como alguns dizem. Tire tempo para aproveitar a vida. Faça boas amizades com poucas pessoas, em vez de ir atrás de amizades superficiais com muitas pessoas. Administre bem seu tempo e defina suas prioridades com sabedoria. Tome cuidado para não desperdiçar tempo com hobbies e aparelhos eletrônicos.
Para simplificar a vida, analise sua rotina. Você pode diminuir o ritmo ou eliminar algumas  atividades? Um provérbio bíblico diz: “Para tudo há um tempo determinado . . . , tempo para guardar e tempo para lançar fora.” (Eclesiastes 3:1, 6) Talvez esta seja a hora certa de você “lançar fora” algumas coisas que consomem seu tempo.

Seja realista:

Tenha um conceito realista da vida. Em primeiro lugar, as coisas nem sempre acontecem tão depressa como gostaríamos. Aceite o fato de que a passagem do tempo não é afetada por suas expectativas. Isso é ter paciência.
Em segundo lugar, lembre-se também de que você nem sempre pode controlar as circunstâncias. O sábio Rei Salomão escreveu: “A corrida não é dos ligeiros, nem a batalha dos poderosos, nem tampouco são os sábios os que têm alimento, nem tampouco são os entendidos os que têm riquezas, nem mesmo os que têm conhecimento têm o favor; porque o tempo e o imprevisto sobrevêm a todos eles. Pois o homem tampouco sabe o seu tempo.” — Eclesiastes 9:11, 12.
Em vez de perder a paciência por causa de coisas que estão fora de seu controle, tente identificar coisas que você pode controlar. Por exemplo, em vez de se irritar porque seu ônibus ou trem está atrasado, você talvez possa encontrar outro meio de chegar ao seu destino. Até mesmo ir a pé seria melhor do que ceder à impaciência e à raiva. Se esperar é a única opção, aproveite o tempo para fazer algo produtivo, como ler algo interessante ou anotar seus compromissos e afazeres.
O fato é que não ajuda em nada ficar preocupado com coisas que você não pode controlar. Isso está de acordo com a Bíblia: “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” — Lucas 12:25, Nova Versão Internacional.

Aproxime-se de Deus:

Muitos que acreditam na Bíblia descobriram que seguir os princípios desse livro os ajudou a ter mais paciência. Segundo a Bíblia, uma pessoa espiritual está mais disposta a ter paciência, além de outras virtudes importantes, como amor, alegria, paz, gentileza e autocontrole. (Gálatas 5:22, 23) A Bíblia promete: “Não estejais ansiosos de coisa alguma, mas em tudo, por oração e súplica, junto com agradecimento, fazei conhecer as vossas petições a Deus; e a paz de Deus, que excede todo pensamento, guardará os vossos corações e as vossas faculdades mentais.” (Filipenses 4:6, 7) Estude a Bíblia e aprenda a viver com menos ansiedade e mais paciência.
  
 COPYRIGHT © 2012 WATCH TOWER BIBLE AND TRACT SOCIETY OF PENNSYLVANIA, INC. ALL RIGHTS RESERVED.
   


ASSOCIAÇÃO TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS

Comentários