O que fazer se pratiquei o que é errado?


Quem são meus verdadeiros amigos?

“Cori ampliou meus horizontes. Quando estou com ela, conheço novas pessoas, experimento coisas diferentes e me divirto muito. Não tenho dúvida de que a amizade com Cori mudou minha vida!” — Tara. *
Esse tipo de amizade parece bom demais para ser verdade? Se você acha que sim, não fique desanimado. Na realidade, existem muitas pessoas que podem se tornar bons amigos. Este artigo o ajudará a descobrir quem são elas.
‘ESTOU cercada de amigos, mas não tenho amigos.’ É assim que Tânia, de 21 anos, descreve a sensação de ter muitas pessoas à sua volta, mas não se sentir achegada a nenhuma delas em especial. Esse sentimento é muito comum entre pessoas que fazem parte de redes sociais. Serena, de 22 anos, diz: “Você pode até ter uma enorme ‘lista de amigos’ e passar a impressão de que é muito popular, mas na realidade ela talvez não passe de uma lista de contatos sem valor.” *
O que você prefere: centenas de contatos ou poucos amigos de verdade? Embora as duas coisas tenham suas vantagens, um verdadeiro amigo pode ajudá-lo a vencer desafios e até mesmo a ser uma pessoa melhor. (1 Coríntios 16:17, 18) Veja como os pontos a seguir podem ajudá-lo a descobrir quem dentre seus conhecidos talvez já tenha demonstrado as qualidades de um verdadeiro amigo.

O VERDADEIRO AMIGO É CONFIÁVEL

“Minha amiga me contava seus segredos, e por isso eu achava que podia contar os meus. Daí, um dia eu disse a ela que gostava de um menino. Foi a pior coisa que eu poderia ter feito! Ela foi correndo contar isso para os outros!” — Beverly.
“Posso contar qualquer coisa para meu amigo Alan, pois tenho certeza que ele não vai espalhar.” — Calvin.
Qual dos dois jovens mencionados acima tem um amigo verdadeiro? Com qual dos seus amigos você se sente à vontade para contar seus segredos? * A Bíblia diz que “o verdadeiro companheiro está amando todo o tempo”. — Provérbios 17:17.
 Escreva os nomes de dois amigos que se mostraram confiáveis:
  1. ․․․․․
  2. ․․․․․


O VERDADEIRO AMIGO FAZ SACRIFÍCIOS POR VOCÊ

“Em alguns momentos de uma amizade, uma pessoa é mais forte do que a outra. O verdadeiro amigo percebe quando você está mais fraco e toma a iniciativa para ajudá-lo. É claro que esse amigo espera que você faça o mesmo por ele quando precisar.” — Keli.
“Quando a minha mãe morreu, eu tinha acabado de fazer uma nova amizade. Ainda não éramos muito achegadas, mas havíamos combinado de ir a um casamento juntas. O funeral de minha mãe coincidiu com o dia do casamento. Para minha surpresa, minha amiga deixou de ir ao casamento para ir ao funeral. Naquele momento, percebi que ela era uma verdadeira amiga!” — Lena.
Você tem um amigo que está disposto a fazer sacrifícios por você? Um amigo verdadeiro ‘persiste em buscar, não a sua própria vantagem, mas a da outra pessoa’. — 1 Coríntios 10:24.
Escreva os nomes de dois amigos que fazem sacrifícios por outros:
  1. ․․․․․
  2. ․․․․․

O VERDADEIRO AMIGO O AJUDA A SER UMA PESSOA MELHOR

“Algumas pessoas esperam que eu seja leal a elas ou concorde com elas mesmo que isso signifique contrariar meus valores ou fazer algo que viole minha consciência. Esses não são amigos verdadeiros.” — Nadeine.
“Minha irmã é minha melhor amiga. Ela me força a não ficar acomodada e me ajuda a ser mais extrovertida. Ela me diz a verdade, mesmo que isso não seja o que eu quero ouvir.” — Amy.
“Quando eu passei por uma fase difícil, os meus melhores amigos não me superprotegeram, mas me deram conselhos francos. Já os outros ficaram de braços cruzados ou simplesmente tentaram me fazer pensar que o problema não existia. Eles não reconheciam que havia alguma coisa errada.” — Miki.
“Minha amiga vê meu potencial melhor do que ninguém, e ela me incentiva a atingir minhas metas. Quando é preciso, ela é bem sincera comigo — e é disso que eu gosto!” — Elaine.
Seus amigos o ajudam a atingir seu potencial ou você precisa baixar seus padrões para ser aceito por eles? Provérbios 13:20 diz: “Quem anda com pessoas sábias tornar-se-á sábio, mas irá mal com aquele que tem tratos com os estúpidos.”
Escreva os nomes de dois amigos que ajudaram você a ser uma pessoa melhor:
  1. ․․․․․
  2. ․․․․․
Olhe os nomes que você escreveu nos três pontos considerados. Se o mesmo nome aparece nos três lugares, esse é um verdadeiro amigo!  Por outro lado, se você achou difícil pensar em alguém que preencha os três aspectos, não fique desanimado. Há muitas chances de encontrar verdadeiros amigos à sua volta. Talvez seja apenas uma questão de tempo. * Enquanto isso, esforce-se ao máximo para ser um bom amigo. “Sempre tento estar à disposição dos meus amigos”, diz Elena, de 20 anos. “Quando eles precisam de algo, ofereço ajuda. Quando precisam conversar, eu os escuto. Quando precisam chorar, dou meu apoio.”
Alerta: cuidado com amizades que se baseiam apenasem interesses parecidosSe esse amigo não tem os mesmos valores que você, é provável que o relacionamento não dure — ou pior ainda, que acabe prejudicando você.
Você pode até ter muitos conhecidos, o que é melhor do que fazer parte de uma panelinha. (2 Coríntios 6:13) Mas não gostaria de ter alguns verdadeiros amigos que são “como um irmão em ocasiões difíceis”? (Provérbios 17:17Sociedade Bíblica Portuguesa) “É bom conhecer muitas pessoas”, diz Jean, de 20 anos, “mas isso é como ter um armário cheio de roupas que ficam bonitas no cabide, só que nem todas são do seu tamanho. Você sempre acaba preferindo aquelas que ficam bem em você. É isso o que se faz com amigos achegados”.
“Quando uma pessoa faz fofoca de um amigo para mim, provavelmente faz fofoca de mim para os outros. Isso me incomoda. O verdadeiro amigo não faz isso.” 


Copyright © 2012 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania, Inc. All rights reserved. 



ASSOCIAÇÃO TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS

Comentários