Não deixe sua espiritualidade em segundo plano


Ensine Seus Filhos

Samuel se apegou ao que era certo

VOCÊ às vezes vê outras pessoas fazendo coisas erradas? — * Samuel via. Ele morava num lugar onde não se esperaria que coisas assim acontecessem. Esse lugar era o tabernáculo de Deus, ou local de adoração, na cidade de Silo. Vejamos como, há mais de 3 mil anos, o tabernáculo se tornou a casa de Samuel.
Antes de Samuel nascer, sua mãe, Ana, queria muito ter um filho. Numa visita ao tabernáculo, ela orou a Deus a respeito disso. Ana orava com tanto fervor que seus lábios tremiam. Isso fez com que o sumo sacerdote, Eli, achasse que ela estava bêbada. Mas quando soube que na realidade Ana estava muito aflita, ele a abençoou, dizendo: “Que o Deus de Israel te conceda o teu pedido que lhe fizeste.” — 1 Samuel 1:17.
Mais tarde, quando Samuel nasceu, Ana ficou tão feliz que disse a seu marido, Elcana: ‘Assim que eu parar de amamentar Samuel, vou levá-lo ao tabernáculo para ele servir a Deus ali.’ E foi isso mesmo o que ela fez. Nessa época, Samuel talvez tivesse 4 ou 5 anos.
Eli havia ficado velho, e seus filhos, Hofni e Fineias, não estavam adorando a Jeová corretamente. Eles até mesmo tinham relações sexuais com as mulheres que visitavam o tabernáculo! O que você acha que o pai deles deveria ter feito? — Isso mesmo, ele deveria ter disciplinado seus filhos e não ter deixado que eles fizessem aquelas coisas erradas.
O jovem Samuel morava ali no tabernáculo e provavelmente sabia do mau comportamento dos filhos de Eli. Será que Samuel seguiu o mau exemplo deles? — Não, ele continuou fazendo o que era certo, assim como seus pais haviam lhe ensinado. Não é de admirar então que Jeová ficasse furioso com Eli. Jeová até mesmo enviou um profeta para dizer a Eli que ia punir a sua família, principalmente seus filhos maus. — 1 Samuel 2:22-36.
Samuel continuou servindo com Eli no tabernáculo. Daí, certa noite, quando estava dormindo, ouviu uma voz chamando seu nome. Então ele correu até Eli, mas Eli disse que não o tinha chamado. A mesma coisa aconteceu de novo. Depois de isso acontecer pela terceira vez, Eli falou para Samuel dizer o seguinte: “Fala, Jeová, pois o teu servo está escutando.” Quando Samuel fez isso, Jeová falou com ele. Você sabe o que Jeová disse a Samuel? —
Deus repetiu a Samuel que puniria a família de Eli. Na manhã seguinte, Samuel ficou com medo de contar a Eli o que Jeová tinha falado. Mas Eli implorou a Samuel: ‘Por favor, não esconda de mim as palavras de Jeová.’ Por fim, Samuel contou a Eli tudo o que Jeová disse que faria — exatamente como o profeta de Jeová tinha falado antes a Eli. A resposta de Eli foi: “Faça [Jeová] o que for bom aos seus olhos.” Com o tempo, Hofni e Fineias foram mortos, e Eli também morreu. — 1 Samuel 3:1-18.
Nesse meio-tempo, “Samuel continuou a crescer, e o próprio Jeová mostrou estar com ele”. Nessa época, Samuel provavelmente estava na adolescência, uma fase importante na vida dos jovens. Você acha que foi fácil para ele continuar fazendo o que era certo mesmo quando outros não faziam? — Apesar de não ter sido fácil, Samuel serviu fielmente a Jeová pelo resto da vida. — 1 Samuel 3:19-21.
E você? Ao passo que for crescendo, será como Samuel? Você se apegará ao que é certo? Continuará a obedecer aos ensinamentos da Bíblia e ao que seus pais lhe ensinaram? Se fizer assim, alegrará tanto a Jeová como a seus pais.
Copyright © 2012 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania, Inc. All rights reserved. 



ASSOCIAÇÃO TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS

Comentários