Google+ Followers

sábado, 18 de agosto de 2012

Quem pode nos ajudar?


Permaneça no favor de Deusapesar de mudanças
ESTÁ passando por mudanças na sua vida? Acha difícil aceitá-las? A maioria de nós já passou, ou passará, por isso. Alguns exemplos reais do passado podem nos ajudar a identificar qualidades que serão úteis ao enfrentar mudanças.

A humildade nos ajuda

Humildade envolve ter uma atitude submissa. A verdadeira humildade nos faz ver como realmente somos e os outros como eles são. Por não denegrir as qualidades e os sucessos de outros, podemos apreciar melhor quem são e o que fazem. Do mesmo modo, a humildade pode nos fazer entender por que algo nos aconteceu e como lidar com isso.
onatã, filho de Saul, é um bom exemplo. Suas circunstâncias mudaram por causa de eventos fora de seu controle. Ao dizer a Saul que Jeová iria tirar-lhe o reino, Samuel não disse que Jonatã seria constituído rei. (1 Sam. 15:2816:112, 13) A escolha de Davi como novo rei de Israel, feita por Deus, excluiu Jonatã. Em certo sentido, a desobediência de Saul teve um efeito desfavorável sobre Jonatã. Embora não fosse culpado pelos erros do pai, Jonatã não o sucederia no trono. (1 Sam. 20:30, 31) Como ele reagiu? Ficou ressentido por causa da oportunidade perdida, ou com ciúmes de Davi? Não. Apesar de ter mais idade e experiência, Jonatã lealmente o apoiou. (1 Sam. 23:16-18) A humildade o ajudou a entender quem tinha a bênção divina, e ele ‘não pensou mais de si mesmo do que era necessário pensar’. (Rom. 12:3) Jonatã entendeu o que Jeová esperava dele e aceitou sua decisão.
E quanto a nós? A mansidão é essencial para nosso desenvolvimento pessoal. Todos a quem se confiou privilégios e autoridade entre o povo de Deus precisam ser mansos. Isso evita agirmos com orgulho diante de mudanças e nos capacita a enfrentar as situações com atitude correta. A nossa reação é importante. Aceitaremos a mudança? Vamos encará-la como oportunidade para melhorar? Poderá ser uma oportunidade sem igual para cultivar a mansidão.
Sempre enfrentaremos mudanças na nossa vida. Às vezes não é fácil entender por que as coisas acontecem. Limitações pessoais e tensão emocional podem tornar difícil manter um enfoque espiritual. Mesmo assim, qualidades como humildade, modéstia e mansidão nos ajudarão a aceitar as mudanças e permanecer no favor de Deus.

Publicado em A Sentinela  de 15 de março de 2010




ASSOCIAÇÃO TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário