A solução para a crise da água

O ar é fonte de vida para todo o ser animado. Mas, em conjunto com a águia é muito mais, pois é vida e segurança, higiene e despreocupação.
Pode-se sobreviver por várias semanas sem comida, mas apenas uns cinco dias sem água!*
Hoje estamos todos debatendo sobre a água e sua necessidade, todavia, ainda vemos e ouvimos as pessoas agirem como em cenas de filmes futuristas, onde a água é o tesouro mais importante da humanidade e todos tem que lutar para preservar o que tem. Por que não cuidar desse bem desde agora? Por que é necessário ocorrer primeiro uma tragédia para conscientizar as pessoas? E ainda assim vemos algumas pessoas desperdiçarem água por não saberem reaproveitar ou por pura maldade mesmo. Digo isso porque mesmo com toda essa calamidade que se deu por causa da falta d'água vi pessoas lavando carro com mangueira e outras jogando água fora em vez de reservarem para uso sanitário. Tal situação prova que as pessoas são mal educadas quanto a sustentabilidade e que outras, porque possuem algum poder aquisitivo um pouco superior aos demais, não estão nem aí para o padecimento do povo e gastam e compram água em maiores quantidades. Que pena! Pessoas assim são dignas de pena, da misericórdia de Jeová.
Pesquisei aqui sobre a importância e a escassez da água e como isso nos afeta: Como a escassez de água afeta as pessoas? Primeiro, prejudica a saúde. Não que elas morram de sede. O problema é que elas ficam doentes devido à qualidade ruim da água disponível para preparar a comida e para beber.
Assim como o nosso corpo precisa de água para eliminar resíduos, é preciso muita água para o saneamento apropriado. A maioria não tem essa água à disposição. O número de pessoas sem saneamento apropriado aumentou de 2,6 bilhões, em 1990, para 2,9 bilhões, em 1997. Isso é quase metade da população do planeta. E o saneamento é literalmente uma questão de vida ou morte.
Se na sua casa sai água em abundância da torneira e há um vaso sanitário que convenientemente elimina os dejetos, pode ser difícil acreditar que as reservas de água no mundo estejam mesmo tão ameaçadas. Mas lembre-se de que apenas 20% da humanidade têm acesso a esses luxos. Na África, muitas mulheres gastam seis horas por dia pegando água, que muitas vezes está contaminada. Essas mulheres entendem muito melhor a dura realidade: água limpa e pura é escassa e está ficando cada vez mais escassa.
A UMA mulher samaritana que tirava água de um poço, Jesus falou de “uma fonte de água que borbulha para dar vida eterna”. (João 4:14) Embora a água a que ele se referiu fosse simbólica, a água literal é essencial à vida, perdendo em importância apenas para o oxigênio.
Quase três quartos do peso de nosso corpo é de água. Por exemplo, 75% a 85% do cérebro é água, e dos músculos, 70%. Entre outras coisas, a água ajuda a digerir e absorver os alimentos, levando os nutrientes para as células. Ela remove as toxinas e outros resíduos, lubrifica as juntas e o cólon, e controla a temperatura do corpo.
Podem-se usar outras bebidas em vez de água? Embora os sucos de frutas ou de vegetais diluídos em água sejam aceitáveis, eles não são isentos de calorias. Além disso, os líquidos com muito açúcar ou leite aumentam a necessidade de água do organismo, pois a água é necessária para digeri-los. E as bebidas alcoólicas e as cafeinadas (como o café e o chá) são levemente diuréticas, tornando necessário beber mais água para substituir o que for expelido. Simplesmente não existe substituto para esse líquido precioso, a água. Assim, que tal beber um copo agora mesmo?
As Testemunhas de Jeová, que publicam esta revista, acreditam que a solução definitiva da crise da água está nas mãos de Deus, não nas do homem. A Bíblia diz: “A Jeová [Deus] pertence a terra e o que a enche, o solo produtivo e os que moram nele. Pois ele mesmo a fixou solidamente sobre os mares e a mantém firmemente estabelecida sobre os rios.” — Salmo 24:1, 2.
É verdade que Deus deu aos humanos a responsabilidade de cuidar deste planeta. (Gênesis 1:28) Mas o mau uso que o homem faz dos recursos da Terra — somado às conseqüências devastadoras disso — dá evidência adicional de “que não é do homem terreno o seu caminho. Não é do homem que anda o dirigir o seu passo”. — Jeremias 10:23.
O que Jeová fará para colocar os recursos da nossa Terra novamente em perfeito equilíbrio? A Bíblia garante que o propósito dele é ‘fazer novas todas as coisas’. (Revelação [Apocalipse] 21:5) Imagine um mundo sem pobreza, seca e falta deágua. Imagine um mundo sem enchentes provocadas por monções que hoje matam milhares de pessoas todo ano. Por meio de seu Reino, Deus cumprirá suas promessas. O próprio Jeová disse: “Assim mostrará ser a minha palavra que sai da minha boca. Não voltará a mim sem resultados, mas certamente fará aquilo em que me agradei e terá êxito certo naquilo para que a enviei.” — Isaías 55:11< http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102009002?q=%C3%A1gua&p=par >
Que o nosso bondoso, agradável, justo, santo e querido Deus Jeová nos dê um bom dia de alegria, dádivas, bençãos, esperança, fé e amor em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                            Joca Vitorino

Pensamento: “O espírito e a noiva estão dizendo: ‘Vem!’ . . . Quem tem sede venha; quem quiser tome de graça a água da vida.” (Apocalipse 22:17)

Comentários