Em vez de criticar, ajude.

É bem possível que em toda a humanidade cada uma pessoa tenha ao menos um amigo. As amizades se tornam necessárias para todos os eventos da nossa vida. Um dia  escrevi: 'Não quero ser feliz sozinho', e creio que até mesmo para quem é egoísta, é difícil conseguir ter alegria sem alguém ao seu lado. A alegria é coisa de mais de um, pois, se você estiver bem, aquele que está trabalhando, fazendo projetos ou estudando com você vai se sentir bem pelo seu sucesso.
Todas as pessoas passam por dificuldades ou sofrem agonias, doenças, alguma forma de crime e situações constrangedoras, porém, quando são consoladas ou ensinadas a agir corretamente, tem paz e quem participa nesse enriquecimento moral tende a sentir-se feliz. Isso é buscar o que existe de bom nas pessoas.
Elogios sinceros são a chave para o amadurecimento do outro. Se você consegue fazer bem isso estará criando um círculo de valores em torno de si e dos que o rodeiam.
Todas essas coisas são apenas para lembrar que somos imperfeitos, mas precisamos de companhia e boas amizades a fim de que possamos ajudar em vez de criticar.
"Outrossim, se o teu irmão cometer um pecado, vai expor a falta dele entre ti e ele só. Se te escutar, ganhaste o teu irmão." (Mateus 18:15) Esse versículo bíblico mostra o real valor e a garantia em ajudar, antes de criticar. 
A partir de então, preste deveras atenção ao modo de tratar as pessoas. Da mesma forma que você tem sentimentos, os outros também tem. Pense antes de falar. Coloque-se no lugar do outro e viva bem.
Que o nosso grandioso, majestoso, sublime, justo e santo Deus Jeová nos dê um bom dia de muita paz, perseverança, esperança, autodomínio, amor,  alegria, bençãos e proteção em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                               Joca Vitorino

Pensamento: "Deves terminantemente dar-lhe e teu coração não deve ser mesquinho ao lhe dares, porque é por esta razão que Jeová, teu Deus, te abençoará em todo ato teu e em todo empreendimento teu." (Deuteronômio 15:10)    

Comentários