O que você espera da vida?


Como posso lidar com o estresse?

LIDAR com o estresse é como puxar um contêiner pesadíssimo. Um caminhão grande pode cruzar o país com um peso desses sem dificuldade. Mas um carro não. Se tentasse, mesmo que por uma curta distância, isso poderia acabar com o motor. O mesmo pode acontecer com o seu“motor” se você estiver extremamente estressado.
Será que existe solução para isso? Claro que sim! Você precisa aliviar sua carga ou aumentar a potência de seu “motor” para ele não fundir. Na verdade, você pode fazer as duas coisas. Vejamos como.

Alivie sua carga

DESAFIO: Agenda lotada.

“Quando alguém me pede para ajudar em alguma coisa ou me convida para sair, não consigo dizer não, mesmo que eu tenha coisas para fazer.” — Karina. *

SOLUÇÃO: Aprenda a dizer não.

“A sabedoria está com os modestos”, diz a Bíblia. (Provérbios 11:2) Ser modesto, ou seja, aceitar suas limitações, o ajudará a dizer não quando a carga for pesada demais para você carregar.
É lógico que nem sempre você poderá dizer não — por exemplo, quando seus pais pedem que você faça algum serviço em casa. Mas, se deixar que todo mundo aumente sua carga, você vai ficar sobrecarregado. Até mesmo os maiores caminhões têm um limite de carga.
Dica: Se você tem a tendência de fazer favores só para não magoar os outros, tente dizer: “Posso responder depois?” Assim, antes de dar uma resposta definitiva, pergunte a si mesmo:  ‘Terei tempo e disposição suficientes para assumir esse compromisso?’

DESAFIO: Hábito de deixar as coisas para depois.

“Se uma tarefa parece difícil, deixo para depois. Mas essa pendência acaba me incomodando. Quando finalmente começo, tenho de correr para terminá-la, e isso me deixa estressada.” — Serena.

SOLUÇÃO: Comece — mesmo que não termine logo.

“Não sejais indolentes [preguiçosos] nos vossos quefazeres”, aconselha a Bíblia. (Romanos 12:11) Fazer uma tarefa difícil já é ruim. Então, por que ficar adiando o serviço se isso só vai piorar a situação?
Para criar ânimo, faça uma lista do que precisa fazer. Divida as tarefas grandes em etapas menores. “Gosto muito de fazer listas”,  diz uma jovem chamada Carol. “Geralmente começo com as coisas que não gosto. À medida que elas vão ficando para trás, fica mais fácil fazer as outras. Quando me dou conta, já chegou a vez de fazer as mais divertidas!”
Dica: Para criar coragem de começar uma tarefa difícil, primeiro coloque um relógio para despertar 10 ou 15 minutos depois de ter começado. Quando o alarme tocar, talvez fique surpreso em ver que não será tão difícil continuar.
Não deixe seu quarto bagunçado! Quando você precisa revirar a bagunça para achar sua lição de casa ou roupas limpas, o estresse aumenta. Para ter uma manhã mais tranquila, reserve cinco minutos antes de ir dormir para arrumar as coisas.

Aumente a potência do seu “motor”

Cuide do seu corpo.

Especialistas concordam que ter uma alimentação saudável, exercitar-se regularmente e dormir o suficiente ajudarão você a ser mais produtivo. * Mas não se preocupe — cuidar do corpo não é tão complicado assim. Você pode começar com pequenas mudanças. Por exemplo, veja a questão do sono. Tente o seguinte:
  1. Durma o suficiente. Tenha um horário para ir dormir e para acordar, pelo menos nos dias em que você estuda ou trabalha.
  2. Faça questão de tirar tempo para relaxar antes de dormir. Não se exercite três horas antes de ir para cama. Evite também lanches pesados e cafeína perto da hora de dormir.
  3. Quando chegar a hora de ir dormir, certifique-se que o quarto esteja escuro, silencioso e aconchegante.

Peça ajuda.

 Não tenha vergonha de pedir ajuda a seus pais e amigos. Será que isso resolve alguma coisa? Sim. Pesquisas mostram que receber apoio emocional reduz os danos que o aumento do estresse causa no coração, vasos sanguíneos e sistema imunológico.
Essas pesquisas concordam com o que a Bíblia diz: “A ansiedade no coração do homem é o que o fará curvar-se, mas a boa palavra é o que o alegra.” (Provérbios 12:25) Quando a “ansiedade” se torna pesada demais, amigos verdadeiros podem dar uma “boa palavra” de incentivo, que talvez seja exatamente o que você precisa.
Você ainda precisa de ajuda para lidar com o estresse? Veja os seguintes capítulos nos Volumes 1 e 2 do livro Os Jovens Perguntam — Respostas Práticas, publicado pelas Testemunhas de Jeová.
VOLUME 1
  • Capítulo 18: Como posso lidar com o estresse na escola?
  • Capítulo 21: Como usar melhor o tempo?
VOLUME 2
  • Capítulo 26: Como posso controlar minhas emoções?
  • Capítulo 27: Por que acho que tenho de ser perfeito?

QUE TAL PERGUNTAR A SEUS PAIS?

O que deixa vocês estressados em sua rotina? Por experiência própria, que coisas vocês acham que ajudam mais a lidar com o estresse?


Copyright © 2012 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania, Inc. All rights reserved.


ASSOCIAÇÃO TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS

Comentários